SXSW
IA: Divisor de águas para o sucesso da empresas
Segundo Rohit Bhargava, autor e estrategista de Marketing, é preciso acreditar na tecnologia e na criatividade humana como aliadas para potencializar a resolução de desafios
Segundo Rohit Bhargava, autor e estrategista de Marketing, é preciso acreditar na tecnologia e na criatividade humana como aliadas para potencializar a resolução de desafios
14 de março de 2024 - 13h17
Um dos especialistas mais aclamados do SXSW é o Rohit Bhargava. Conhecido por sua abordagem disruptiva, focada em mostrar o potencial de alternativas que saiam do comum, o guro do pensamento “não óbvio” elevou as discussões do festival em torno do uso da Inteligência Artificial (IA) e instigou profissionais do mundo inteiro a repensarem as formas de como aplicá-la. Claro que boa parte desse movimento só é possível se reconhecermos padrões e investirmos na nossa curiosidade, especialmente quando falamos em negócios.
Descobrir oportunidades e desenvolver maneiras criativas para a resolução de conflitos faz parte da essência humana, sendo a IA uma importante parceira para absorvermos as demandas de clientes e consumidores, além de nos ajudar na compreensão, como marca, do relacionamento que queremos criar com nossos diversos públicos. Essa tendência se tornará mais forte caso tenhamos uma aproximação com a tecnologia de maneira ética, transparente e, evidentemente, abraçarmos o seu potencial positivo na reestruturação de como vivemos em sociedade e lidamos com as tecnologias.
A educação é um dos segmentos mais promissores para o desenvolvimento desta e outras tendências. Aqui na Cogna estamos continuamente avançando na jornada da inovação, tendo como um exemplo prático a implementação do Customer Data Platform (CDP). A ferramenta conta com inteligência artificial e possibilita uma comunicação mais efetiva e em tempo real com clientes. Por meio dessa tecnologia conseguimos nos aproximar pelo canal favorito, ao mesmo tempo que consolidamos e integramos informações para melhorar a experiência. A agilidade é muito importante nos dias de hoje e faz parte do mindset inovador presente no DNA da empresa, que é ambidestra e desenvolve novos modelos de negócio dentro da própria operação.
Para vivenciarmos o lado bom da IA e acompanharmos seus avanços, é preciso ser adaptável, como Rohit propõe. Além disso, outra premissa apresentada pelo especialista é mante a autenticidade, pois isso reforça o storytelling e promove conexões profundas. Para o especialista, uma consequência disso é o aumento da confiança, como profissionais e empresas, sendo também uma capacidade potente para lidarmos com as incertezas e não termos medo do futuro. Escalar a IA traz responsabilidades, mas podemos explorar múltiplas oportunidades. Para se ter uma ideia, a maioria dos brasileiros e brasileiras confiam na inteligência artificial, e isso é um cenário promissor.
Tudo o que Rohit Bhargava destaca sobre o mundo em que vivemos, do pensamento “não óbvio” à adoção da autenticidade e acreditar mais em si, é uma inspiração para quem está otimista com os avanços tecnológicos e busca formas de colocar em prática. Melhorar a vida das pessoas é um dos princípios básicos para desenvolver a IA e, em um futuro imprevisível, as inovações, o crescimento das empresas e seu impacto significativo dependem, e muito, desse olhar positivo para o que está por vir.
Compartilhe
Veja também
SXSW 2025 terá Douglas Rushkoff, Amy Webb, John Maeda, entre outros
39ª edição do South by Southwest apresenta uma mescla entre veteranos e estreantes em sua grade de programação, composta por 23 trilhas
Pela segunda vez no SXSW, São Paulo House amplia espaço
Governo do Estado de São Paulo anuncia Espaço Business e feira de negócios para a edição de 2025 da São Paulo House