New Order une diferentes gerações nos palcos do SXSW
A banda britânica New Order se apresentou no Austin City Limits Live at the Moody Theater e esteve entre os painelistas do festival
A banda britânica New Order se apresentou no Austin City Limits Live at the Moody Theater e esteve entre os painelistas do festival
Amanda Schnaider
16 de março de 2023 - 11h40
O New Order, ícone da música eletrônica, embalou a cidade de Austin durante o South by Southwest 2023. Na noite da última segunda-feira, 13, a banda formada pelos membros remanescentes do Joy Division, com a adição de Gillian Gilbert, no teclado e na guitarra, e Bernard Sumner, nos vocais, arrastou milhares de pessoas ao Austin City Limits Live at the Moody Theater. “É bom trazer um pouco de Manchester para muito do Texas”, disse o vocalista.
A experiência sensorial da apresentação, com guitarra, sintetizadores e muita luz, reuniu desde os primeiros fãs da banda até a geração Z, que passou a conhecer a banda pela música “Blue Monday”, que foi trilha sonora do filme “Mulher Maravilha 1984” e viralizou no TikTok.
Após tocar hits, como a própria “Blue Monday”, “Bizarre Love Triangle” e “Temptation”, e outras músicas do seu setlist, o grupo deixou o palco sob aplausos. Mas, o New Order voltou para o bis com músicas do Joy Division, “Atmosphere”, “Transmission” e a clássica “Love Will Tear Us Apart”.
A participação da banda no SXSW 2023, no entanto, não se limitou ao show. Os integrantes Bernard Sumner, Gillian Gilbert e Stephen Morris foram escalados para serem keynote speakers do festival. Mais uma vez, o grupo arrastou multidões ao Ballroom D do Austin Convention Center, na tarde da última quarta-feira, 15.
O próprio prefeito de Manchester, Andy Burnham, foi quem chamou a banda ao palco do South by, apresentando-os como “a melhor banda de Manchester”. Ele também anunciou uma nova conferência e festival global de música que acontecerá em Manchester, Reino Unido, de 11 a 14 de outubro deste ano, chamado Beyond The Music.
First tickets for Beyond The Music are on sale now!
The first edition of Beyond The Music will take place across Manchester, UK, on 11-14th October 2023
First wave tickets are on sale now from https://t.co/vLHs0VdMEh. pic.twitter.com/dpk0u6TAq2
— Beyond The Music (@gobeyondmcr) March 14, 2023
O festival conta com o New Order como o primeiro embaixador. “Será uma conferência de música gerida de forma cooperativa. De propriedade coletiva, controlada democraticamente, para complementar o South by, onde poderemos debater como a música, como indústria, pode mudar, mas também impulsionar a mudança social”, disse o prefeito.
No início da conversa, conduzida pelo crítico de rock e pop do The Times, Will Hodgkinson, o vocalista Bernard Sumner disse como eram “anti-músicos”, mas “anti-sucesso”. “Nós não tentamos conscientemente ser bem sucedidos”, afirmou. Para ele, o punk era a sua chance de se expressar. “Eu não queria ser famoso”.
O baterista da banda, Stephen Morris, tirou gargalhadas da plateia ao afirmar que não sabia tocar nenhum instrumento, e que por sorte “o pior guitarrista se tornava o baterista”. “Encontrei algo que geralmente trouxe prazer para mim e dor e desconforto para meus vizinhos”, brincou.
A banda também comentou a trágica morte de Ian Curtis, vocalista do Joy Division, que tirou a própria vida em 18 de maio de 1980. No mesmo ano, a banda New Order foi formada, com a adição de Gillian Gilbert.
A guitarrista e tecladista, que sempre gostou de tocar, mas que nunca via guitarristas mulheres, disse que morava em Macclesfield, mas se juntava com amigos para ir aos shows do Joy Division em Manchester. “Quando ele morreu foi horrível”, salientou, ressaltando, entretanto, que a banda tinha que continuar. Gillian ainda revelou que alguns fãs ficaram desapontados por terem substituído Curtis por “uma garota”.
Bernard Sumner contou que a banda estava deprimida e que acabou procurando consolo nas drogas, e nisso, começaram a utilizar novas tecnologias em suas músicas. “Fiz uma pequena sequência e sintetizador e os conectamos. Esse foi o início de uma nova revolução na música, na verdade”. “Tivemos que nos reinventar, não poderíamos ser o Joy Division, não funcionaria. Precisávamos fazer algo radicalmente diferente”, complementou.
O vocalista do New Order ainda falou sobre como é mais difícil para os jovens artistas britânicos emplacarem suas carreiras na atualidade, por conta das plataformas de streaming de música e as dificuldades de logística que enfrentam para viajar para outros países. “O que acontecerá quando nós nos formos? A música precisa continuar”. Sumner enfatizou que o novo festival Beyond The Music, no qual são embaixadores, tem o objetivo justamente de apoiar esses jovens músicos.
Compartilhe
Veja também
SXSW confirma Arvind Krishna, CEO da IBM, como primeiro keynote
Além do executivo da big tech, festival confirma nomes já veteranos da programação, como Amy Gallo e Rohit Bhargva
SXSW 2025 anuncia mais de 450 sessões
Pertencimento e conexão humana estão entre os principais temas da programação do evento, que conta com 23 trilhas de conteúdo