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SXSW

Real-time UI com inteligência artificial

Personalização de experiências, dando aos usuários o controle através da IA tira o sentimento de constante manipulação por parte das marcas, criando experiências verdadeiramente personalizadas em tempo real


8 de março de 2024 - 20h36

A aplicação de experiências personalizadas para usuarios em plataformas transacionais não é nenhuma novidade e está claro que entender as preferências de cada grupo de pessoas é fundamental para aumentar as conversões. A grande questão é que isso exige das empresas um sem fim de templates e configurações variadas de páginas para atender a essas demandas e, ainda assim, os resultados não serão nunca individuais e sim clusterizados. Além disso, o usuário nunca tem o controle sobre essas composições. A experiência de navegação pode até ser diferente pra cada um, mas ela segue respostas comuns a padrões de comportamentos coletivos.

Na sessão “Real-time UIs: The Future of Human-Computer Interactions” Brian Fletcher, CTO da Huge, mostrou como a inteligência artificial generativa está permitindo criar interfaces de usuário completamente personalizadas e controladas pelos usuários. Usando uma composição de soluções de design e codificação de Generative AI, já é possível criar experiências com personalização em tempo real, nas quais os prompts são criados pelo usuário que está navegando pela plataforma e insere seus desejos e preferências, compondo uma experiência que atende totalmente às suas necessidades naquele momento. Em um exemplo mostrado, uma pessoa buscando um novo apartamento, poderia imputar buscas e pesquisas que incluem critérios como escolas de design num raio de 5 kilómetros do imóvel ou opções de piscinas para prática de natação na região e os resultados não só poderiam incluir estas variáveis, como também mostrar fotos e dados sobre estes pedidos.

Essa mudança de aplicação da personalização de experiências, dando aos usuários o controle através da IA, segundo o palestrante, tira o sentimento de constante manipulação por parte das marcas, tentando empurrar as opções que lhes convém às pessoas, criando experiências verdadeiramente personalizadas em tempo real, que aumentam em até 46% as taxas de conversão e em até 10 vezes a preferência de marca. Pessoalmente, achei uma das melhores aplicações práticas de AI ao universo transacional que vi até hoje, sem firula e com visão, ao mesmo tempo pé no chão e geradora de negócio.

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