Real-time UI com inteligência artificial
Personalização de experiências, dando aos usuários o controle através da IA tira o sentimento de constante manipulação por parte das marcas, criando experiências verdadeiramente personalizadas em tempo real
Personalização de experiências, dando aos usuários o controle através da IA tira o sentimento de constante manipulação por parte das marcas, criando experiências verdadeiramente personalizadas em tempo real
8 de março de 2024 - 20h36
A aplicação de experiências personalizadas para usuarios em plataformas transacionais não é nenhuma novidade e está claro que entender as preferências de cada grupo de pessoas é fundamental para aumentar as conversões. A grande questão é que isso exige das empresas um sem fim de templates e configurações variadas de páginas para atender a essas demandas e, ainda assim, os resultados não serão nunca individuais e sim clusterizados. Além disso, o usuário nunca tem o controle sobre essas composições. A experiência de navegação pode até ser diferente pra cada um, mas ela segue respostas comuns a padrões de comportamentos coletivos.
Na sessão “Real-time UIs: The Future of Human-Computer Interactions” Brian Fletcher, CTO da Huge, mostrou como a inteligência artificial generativa está permitindo criar interfaces de usuário completamente personalizadas e controladas pelos usuários. Usando uma composição de soluções de design e codificação de Generative AI, já é possível criar experiências com personalização em tempo real, nas quais os prompts são criados pelo usuário que está navegando pela plataforma e insere seus desejos e preferências, compondo uma experiência que atende totalmente às suas necessidades naquele momento. Em um exemplo mostrado, uma pessoa buscando um novo apartamento, poderia imputar buscas e pesquisas que incluem critérios como escolas de design num raio de 5 kilómetros do imóvel ou opções de piscinas para prática de natação na região e os resultados não só poderiam incluir estas variáveis, como também mostrar fotos e dados sobre estes pedidos.
Essa mudança de aplicação da personalização de experiências, dando aos usuários o controle através da IA, segundo o palestrante, tira o sentimento de constante manipulação por parte das marcas, tentando empurrar as opções que lhes convém às pessoas, criando experiências verdadeiramente personalizadas em tempo real, que aumentam em até 46% as taxas de conversão e em até 10 vezes a preferência de marca. Pessoalmente, achei uma das melhores aplicações práticas de AI ao universo transacional que vi até hoje, sem firula e com visão, ao mesmo tempo pé no chão e geradora de negócio.
Compartilhe
Veja também
SXSW confirma Arvind Krishna, CEO da IBM, como primeiro keynote
Além do executivo da big tech, festival confirma nomes já veteranos da programação, como Amy Gallo e Rohit Bhargva
SXSW 2025 anuncia mais de 450 sessões
Pertencimento e conexão humana estão entre os principais temas da programação do evento, que conta com 23 trilhas de conteúdo