Alemanha quer instituir multa contra notícias falsas
Caso parlamento aprove lei, Facebook e Twitter teriam que pagar valor milionário se não tirarem conteúdo do ar
Alemanha quer instituir multa contra notícias falsas
BuscarAlemanha quer instituir multa contra notícias falsas
BuscarCaso parlamento aprove lei, Facebook e Twitter teriam que pagar valor milionário se não tirarem conteúdo do ar
Para combater as notícias falsas, a Alemanha apresentou uma lei que pode tornar o país em um case. Caso passe sem alterações, a medida obriga plataformas como Facebook e Twitter a retirarem rapidamente notícias falsas que incitem o ódio, ou qualquer outro conteúdo “criminoso”, caso contrário podem pagar multas de € 50 milhões.
O Globo lança blog de checagem de notícias
A divulgação de conteúdos falsos está crescendo também na Europa, segundo reportagem do New York Times. Uma das notícias enganosas dizia uma menina alemã, com ascendência russa, teria sido estuprada por cuidadores de um asilo. Repercutida entre oficiais de alto escalão da Rússia, a matéria queria atingir a política de portas-abertas para refugiados.
“As plataformas de mídias sociais são responsáveis quando usadas para espalhar conteúdo falso que incite o ódio”, afirmou o ministro de justiça alemão, Heiko Mass, em comunicado. Além do valor, o projeto destaca o prazo de 24 horas para uma notícia falsa ser retirado dessas plataformas.Apesar de representarem um problema real, muitos conteúdos considerados falsos podem ter revistos segundo diferentes ângulos de verdade e mentira, o que tem levado críticos a considerarem que essa lei pode ser utilizada como instrumento de censura.
A proposta teria aplicação somente em solo alemão, mas Mass afirmou que ele pressionaria por medidas semelhantes na União Europeia.
Compartilhe
Veja também
Os planos da Oracle na Fórmula 1
Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs
Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa
Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário