O Globo lança blog de checagem de notícias
Jornal investe no combate à proliferação de informações falsas
Jornal investe no combate à proliferação de informações falsas
Sergio Damasceno Silva
27 de março de 2017 - 16h50
O jornal O Globo estreou nesta segunda-feira, 27, o blog feito por grupo especializado em checagem de fatos, chamado É isso mesmo? O objetivo é checar discursos e anúncios de autoridades e também boatos disseminados nas redes sociais contra a proliferação de notícias falsas. A equipe, inicialmente, conta com sete profissionais e é coordenada pelo jornalista Fábio Vasconcellos. “Queremos ajudar o consumidor a tomar decisões corretas, informando o que é falso ou verdadeiro”, afirma o diretor de redação do Globo, Ascânio Seleme.
Também o jornal Extra, da Infoglobo, que edita O Globo, passa a ter o seu próprio grupo de checagem de dados, chamado de #Éverdade ou #Éboato. Octavio Guedes, diretor de Redação do Extra, lembra que em 2010, às vésperas da ocupação do Complexo do Alemão, o Twitter e o Facebook foram tomados por falsas informações de ataques de traficantes a civis, alarmando a sociedade. Por sugestão do editor Fabio Gusmão, o Extra montou um time que, durante cinco dias, trabalhou 24 horas informando o que era verdade e o que era boato. “Foi uma vacina contra as mentiras virais. A diferença de 2010 para hoje é que as crises provocadas por falsas notícias deixaram de ser pontuais para virarem permanentes”, diz Guedes.
No mundo, as notícias falsas ficaram em evidência em dois momentos recentes. No referendo para votar se o Reino Unido sairia ou não da União Europeia, conhecido como Brexit, informações desencontradas povoaram a internet. Nas eleições dos EUA, uma onda de boatos tomou conta da rede, interferindo na campanha. O atual presidente, Donald Trump, usou as redes sociais para espalhar boatos, como o que colocava em dúvida a autenticidade da certidão de nascimento do ex-presidente Barack Obama. Esse assunto acaba de ser tema de reportagem do Meio & Mensagem que ouviu alguns dos principais jornais do País, como o próprio O Globo, Estadão, Folha e Grupo RBS e também a Agência Lupa, especializada em fact-checking (checagem de notícias) e o Aos Fatos, veículo digital de jornalismo.
A íntegra desta matéria está publicada na edição 1753 do Meio & Mensagem, de 27 de março, disponível exclusivamente para assinantes nas versões impressa e para tablets Android e iOS.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King