McDonald’s vai tirar cheeseburger do McLanche Feliz nos EUA
Medida faz parte do novo programa divulgado pela rede de fast food para oferecer opções mais saudáveis às crianças
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Meio & Mensagem
16 de fevereiro de 2018 - 16h40
Como mais uma etapa de seu “compromisso expandido com as famílias”, o McDonald’s anunciou nessa quinta-feira, 15, algumas mudanças no cardápio oferecido às crianças nos Estados Unidos. A proposta da rede de fast food é diminuir os índices de açúcar, sódio e gordura de seus produtos, ampliando, assim, as opções mais saudáveis para os consumidores.
A estratégia deriva de uma aliança firmada em 2013 entre a Arcos Dourados, proprietária do McDonald’s, com a American Heart Association e a Clinton Fundation que, juntas, foram a “Aliança por uma geração mais saudável”. Naquele ano, a primeira medida tomada pela rede de fast food foi a retirada do refrigerante do material promocional e do cardápio do McLanche Feliz. Embora a bebida tenha continuado a ser comercializada de forma avulsa, a rede informa que, em dezembro do ano passado, 52% dos pedidos do McLanche Feliz nos Estados Unidos foram acompanhados de água, leite ou suco como opção. Antes da medida, esse índice era de 32%.
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Excluir os itens do cardápio, no entanto, não impede os consumidores de efetuar sua compra, informa o McDonald’s. Caso o consumidor queira o McLanche Feliz com cheeseburger, terá a opção de adquiri-lo. A rede espera, no entanto, que a mudança na divulgação ajude a conscientizar os adultos a respeito das melhores escolhas para as crianças.
Embora tenha sido elogiada pelas associações de saúde, a mudança da refeição infantil do McDonald’s gera controvérsias. Alguns órgãos temem que a mudança (e o valor baixo, de US$ 3) do McLanche Feliz aumente a frequência das famílias nas unidades na rede, o que resultaria, no final de um período, a mais idas ao fast food – e, consequentemente, maior ingestão de calorias, açúcares e sódio. Algumas pessoas também criticaram a marca argumentando que pequenas mudanças no cardápio são apenas um suposto marketing saudável.
Apesar das críticas, o McDonald’s sinaliza que a preocupação em tornar seu cardápio mais saudável é algo de longo prazo. Até 2022, a rede promete que ao menos 50% das vendas do McLanche Feliz conterão menos de 600 calorias e baixas quantidades de sódio e açúcar. Por enquanto, apenas 28% das vendas do McLanche Feliz nos 20 maiores mercados do McDonald’s no mundo estão dentro desse padrão.
Enquadrar-se nessa meta irá demandar mudanças nos cardápios da rede em diversas partes do mundo. Alguns mercados já iniciaram a transformação. O McDonald’s Itália, por exemplo, começou a oferecer, no mês passado, um sanduíche infantil de frango grelhado. O McDonald’s França também começa a estudar a ampliação de vegetais no cardápio.
Com informações do Advertising Age
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