Últimas notícias

Site de normas para propaganda infantil já está no ar

Em dezembro de 2016, 11 multinacionais padronizaram critérios nutricionais e, a partir desde março, público pode acompanhar avanços da iniciativa voluntária

i 24 de março de 2017 - 14h51

Em dezembro de 2016, Coca-Cola, Ferrero, General Mills, Grupo Bimbo, Kellogg, Mars, McDonald’s, Mondelez, Nestlé, PepsiCo e Unilever juntaram-se em prol do monitoramento, auditoria e padronização da publicidade infantil, assim como para a criação de uma nova diretriz sobre audiência infantil. Intitulado de Compromisso pela Publicidade Responsável para Crianças no Brasil, neste março, quem está atrás de materiais informativos periódicos e relatórios anuais sobre o assunto, já pode acessar o hotsite do pacto.

Compromisso pela Publicidade Responsável para Crianças no Brasil define que as empresas participantes devem seguir os quesitos unificados — embasados no Critério de Perfil de Nutrientes para Publicidade Infantil da União Europeia e nas especifidades locais –, caso queiram anunciar produtos para crianças menores de 12 anos. Além disso, com foco nas principais datas comerciais infantis, o trabalho de monitoramento e auditoria escolhido foi o da KPMG, que já no Natal do ano passado realizou um relatório beta. O pacto também definiu que as audiências infantis são aquelas consideradas com o público composto por 35% ou mais de crianças abaixo de 12 anos — antes era 50% ou mais.