A Ideia | André Kassu: “Tento fazer das conexões pontes importantes”
Sócio, coCEO e CCO da CP+B Brasil fala sobre a herança cultural, caos mental e inspiração na criação publicitária
Ainda na infância, André Kassu pôde ver de perto nomes célebres da música popular brasileira de duas maneiras distintas – às quais poucas pessoas têm acesso: muitas vezes, estava no canto do palco de shows de artistas como Beth Carvalho, Roberto Carlos e Ney Matogrosso. Noutras tantas, essas mesmas pessoas estavam na sala da casa de seus pais – um jornalista especializado em música e uma produtora musical.
Mesmo sem conseguir nomear a dimensão do que aquilo significava na época, ele sabia estar testemunhando acontecimentos importantes, que o marcariam para sempre. A influência não somente da música, mas da capacidade de sua mãe, Ivone Kassu, em fazer conexões distintas para construir pontes, foram elementos que o moldaram como pessoal e profissionalmente.
Ciente de que era de humanas, considerou em um primeiro momento trilhar os passos do pai no jornalismo, mas escolheu estudar publicidade e logo se viu atraído pela possibilidade de exercer a criatividade com palavras. Trabalhou em agências como Artplan, AlmapBBDO e F/Nazca, antes de cofundar o escritório brasileiro da Crispin Porter + Bogusky, em 2014. Hoje, ele responde como chefe de criação e coCEO ao lado do sócio Vinicius Reis.
Nesta entrevista ao podcast A Ideia, Kassu mergulha nas memórias relacionadas à música, fala sobre como nasceu seu vínculo com a publicidade, de seus hábitos como redator, como aprendeu a lidar com o fato de ser ansioso e a lidar com feedbacks negativos.