Inspiração e transpiração em solo português

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Opinião

Inspiração e transpiração em solo português

Existe uma divisão clara nos pavilhões sobre onde são os lugares para nos inspirarmos e onde está localizada a transpiração


3 de novembro de 2022 - 15h11

Perdão por ser tão direto, mas precisava contar logo: abri meu segundo dia de Web Summit 2022 em uma manhã chuvosa de Lisboa e depois de uma fila de entrada gigantesca como sempre, ao lado de sir Martin Sorrell, no palco central. O founder da WPP, maior grupo de publicidade e RP do mundo, atualmente chairman do S4 Capital, com toda acidez britânica e usando de uma licença poética mais que merecida, deu um show de atualização, leitura de mundo e mercado. Mais uma peça gigante no meio desse grande quebra-cabeça da inspiração que é o evento.

E por falar em inspiração, informo a quem interessar que existe uma divisão clara nos pavilhões sobre onde são os lugares para nos inspirarmos e onde está localizada a transpiração, tão importante para quem aqui está quanto sua irmã mais poética. Explico melhor.

Nas palestras, você pode achar, se formos lembrar do Golden Circle, os “porquês”. Cultura, propósito de marca, engajamento de times, metodologias macro, aqui são sempre big pictures sobre alguma temática. Acabei de ver no palco queridinho de todos, o PandaConf, a Julia Goldin (Global Chief Product & Marketing Officer da Lego) dar uma aula sobre construção de propósito. A Lego se coloca como guardiã de algo simples e, ao mesmo tempo, de uma profundidade única: a importância de brincar.

Além disso, a empresa, por meio de seus bloquinhos de encaixar, afirma devolver ao mundo, como contribuição da marca, o estímulo à criatividade. Perceba que a marca entrega ao mundo criatividade e protege o direito e a importância de as crianças brincarem, enquanto algum concorrente, talvez, mesmo tecnicamente igual, seja só pecinhas de encaixar. Isso é propósito, que vira cultura interna quando aplicado e repetido com consistência.

Já nos estandes é, como diria o clássico álbum do Charlie Brown Jr., Transpiração Contínua Prolongada. Voltando para o Golden Circle, aqui estão os “comos” e “o quês”. É acesso livre a centenas de startups ávidas por explicar cada detalhe dos seus produtos. Se a sua disposição estiver boa, dá para conversar com mais de 15 negócios diferentes do mundo inteiro por dia, que podem trazer insights e até mesmo informações técnicas para pivotar ou validar seu negócio.

No último dia do evento (sexta-feira), chegará a nossa hora de tentar, além de fazer negócios, claro, inspirar outras empresas em nosso estande. Com tudo que já recebi aqui, espero fazer minha parte devolvendo. Transpiração e inspiração não hão de me faltar.

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