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Cannes Lions 2025: as apostas de criativas para a categoria Glass

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Cannes Lions 2025: as apostas de criativas para a categoria Glass

Executivas de criação falam sobre seus cases favoritos entre as campanhas publicitárias que promovem mudanças culturais relevantes


16 de junho de 2025 - 11h39

(Crédito: Shutterstock)

A edição de 2025 do Cannes Lions, que terá 30 categorias divididas em 9 trilhas, além do Titanium Lions, trará muitas novidades. Uma delas é a ampliação da categoria Glass: The Lion for Change, que contempla, agora, inclusão para além do gênero, incluindo raça, deficiência, sexualidade e desigualdades sociais. Na shortlist de 28 finalistas, são quatro os cases brasileiros.

Esta categoria, que este ano celebra uma década, representa o compromisso da indústria com a transformação social, celebrando iniciativas que promovem a igualdade e desafiam as barreiras sociais que impedem seu avanço.

Lançada em 2015 com o objetivo de reconhecer campanhas publicitárias que promovem mudanças culturais relevantes e enfrentavam, inicialmente, a desigualdade de gênero e o preconceito, Glass se consolidou como um espaço de destaque para ideias criativas que costumam ir além dos formatos tradicionais da publicidade.

Este ano, conversamos com lideranças de criação femininas de agências para saber qual é o case preferido delas e alguns se destacaram. Confira.

Andrea Siqueira, sócia e CCO na Ampfy

“Three Words”, da Publicis para Axa Insurance

“Na França, os contratos de aluguéis exigem a contratação obrigatória de um seguro de residência. E um dos maiores obstáculos para uma mulher que sofre violência doméstica para procurar ajuda é, justamente, ter a capacidade de se manter financeiramente, ou seja, ter uma casa para morar. ‘Three Words’ prevê, com apenas três palavras, uma nova cláusula de proteção contra a violência doméstica em todos os contratos de aluguel realizados com a Axa Insurance, nos mesmos moldes de um eventual incêndio ou de algo maior. Uma forma mega criativa e simples de ajudar e proteger as mulheres vítimas de violência doméstica. Parabéns aos envolvidos. Queria ter feito essa ideia.”

Bianca Guimarães, sócia e diretora executiva de criação da Mischief

“Cars to Work”, da Publicis Conseil para a Renault

“‘Cars to Work’ vai além da publicidade tradicional. Esse case é um exemplo claro de como a criatividade pode ser usada como ferramenta real de transformação social. O projeto identifica um problema concreto e oferece uma solução prática e escalável. Em vez de apenas levantar uma bandeira, ele gera mobilidade econômica e autonomia para pessoas desempregadas. É o tipo de trabalho que não só inspira, mas também cria caminhos reais para a mudança.”

Camila Rodrigues, diretora de criação da Wieden+Kennedy São Paulo

“Three Words”, da Publicis para Axa Insurance

“Acho este projeto grandioso pela força de sua proposta. Ele parte de uma constatação óbvia, tal qual uma casa que passa por um incêndio ou inundação, uma casa onde há violência doméstica também deixa de ser um lar habitável. A partir disso, propõe uma solução simples e poderosa: incluir essa informação em todos os contratos de seguro residencial obrigatórios no país. Essa mudança, à primeira vista pequena, cria uma oportunidade real para que mulheres em situação de violência possam acionar o serviço e se mudar para um local seguro.”

Cris Cortez, CCO da Lápis Raro

“Three Words”, da Publicis para Axa Insurance

“Acho difícil escolher um case só em uma categoria que me emociona muito, mas vou falar aqui sobre o ‘Três Palavrinhas’, pela simplicidade da ideia e imenso poder de transformar uma realidade tão alarmante. Vejo aqui um olhar extremamente sensível para um dos maiores problemas que mulheres vítimas de violência doméstica enfrentam: não ter para onde ir. Na França, o seguro residencial é obrigatório e oferece realocação em até 24 horas em caso de incêndio ou inundação. A seguradora Axa simplesmente acrescentou a violência doméstica como emergência que também dá direito a essa realocação para a mulher e seus filhos. Essa é a primeira vez que um seguro oferece esse tipo de cobertura, abrindo um caminho que efetivamente pode salvar a vida de uma mulher que se vê sem saída. Mais do que um insight poderoso, acho essa ideia revolucionária. No ano passado, eles ganharam ouro em Innovation, mas acho que essa ideia também deveria levar Leão em Glass. E torço muito para que seja adotada por todas as seguradoras do mundo.”

Gil Viana, Co-founder & CEO da MugShot, Punks S/A e da CasaBlack

“Respeita Meu Capelo”, da Gut São Paulo para a Vult

“O case destaca a diversidade dos cabelos crespos, mostrando a importância do mercado olhar para esse público: pessoas negras, que representam 56,7% da população brasileira, segundo o IBGE. Essas pessoas também precisam ter acessórios que as atendam, como um capelo que não as façam ter de alisar ou escovar os cabelos para participarem de uma celebração tão especial, como é uma formatura. Para mim, essa campanha reforça tudo o que está acontecendo nas ruas: empoderamento, diversidade e beleza negra.”

Joana Mendes, creative lead Latam no Studio X para Coca-Cola (WPP Open X)

“Juntas na Mesa”, da Droga5 para Stella Artois (Ambev)

“A ação identificou uma barreira estrutural enfrentada por chefes mulheres no setor da gastronomia e a transformou em uma plataforma de impacto social com retorno direto para o negócio. Ao promover visibilidade, acesso a financiamento e espaço para essas profissionais, a marca não só impulsionou vendas, como também fortaleceu seu posicionamento cultural de forma autêntica e estratégica.”

Juliana Leite, VP de projetos especiais e conteúdo criativo na Africa Creative

“Juntas na Mesa”, da Droga5 para Stella Artois, da Ambev

“Um exemplo robusto de transformação estrutural no espírito da Glass: The Lion for Change. Vai além do awareness, promovendo impacto real com crédito, visibilidade e educação para mulheres na gastronomia. Alinha-se genuinamente aos valores da marca e demonstra compromisso de longo prazo. Para fortalecer ainda mais, poderia aprofundar parcerias institucionais e garantir sustentabilidade contínua.”

Mariana Sá, executiva de criação

“Cars to Work”, da Publicis Conseil para a Renault

“Difícil ter um favorito porque é uma categoria de cases muito importantes, mas gosto muito do ‘Cars to Work’, da Renault, porque é uma ideia de negócio, de fidelização de clientes. Uma solução que beneficia todas as pontas da cadeia e ainda gera um impacto real e rápido na sociedade.”

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