Assinar

Falta de tempo afasta brasileiras da prática de exercícios físicos

Buscar
Publicidade
Women to Watch

Falta de tempo afasta brasileiras da prática de exercícios físicos

Levantamento da Tembici revela que 59% das mulheres não estão satisfeitas com a frequência de atividades físicas, e 97% desejam se exercitar mais


18 de junho de 2025 - 14h02

(Crédito: Shutterstock)

A desigualdade nas rotinas e nos papéis sociais de homens e mulheres reflete diretamente no tempo livre disponível para cada um. Para as mulheres, a escassez de horas livres é uma realidade e impacta diversos aspectos da qualidade de vida, incluindo a prática de atividades físicas.

Dados da base de usuários da Tembici, empresa de micromobilidade que atua na América Latina, revelam que 59% das mulheres brasileiras não estão satisfeitas com a quantidade de exercícios físicos que conseguem realizar atualmente. Entre os homens, esse índice é 10% menor.

Ao avaliarem a própria saúde, a diferença continua: 49% das mulheres afirmam estarem insatisfeitas, e apenas 38% dos homens concordam.

Apesar do cotidiano atarefado, o levantamento mostra que as mulheres continuam focadas em evitar o sedentarismo: 97% declaram que querem se exercitar mais em 2025.

Adequação à rotina

Segundo o levantamento, 45% das mulheres apontam que se exercitariam mais se tivessem atividades fáceis de implementar na rotina. Para Nicole Barbieri, diretora de comunicação da Tembici, a chave para a mudança dessa realidade envolve a promoção de práticas esportivas e exercícios físicos que se adequem ao dia a dia das mulheres.

“Precisamos pensar em soluções que não exijam grandes mudanças. O ciclismo surge como uma alternativa poderosa exatamente por isso: é uma forma de se exercitar sem interromper a rotina, aproveitando os deslocamentos que já fazem parte dela”, avalia.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • “Hoje, o CMO é mais cobrado por resultado”, diz nova líder global da Adobe

    “Hoje, o CMO é mais cobrado por resultado”, diz nova líder global da Adobe

    Núbia Mota, que acaba de assumir a posição de manager de enterprise marketing para Américas, comenta desafios em um mercado cada vez mais competitivo

  • Cannes Lions 2025: as apostas de criativas para a categoria Glass

    Cannes Lions 2025: as apostas de criativas para a categoria Glass

    Executivas de criação falam sobre seus cases favoritos entre as campanhas publicitárias que promovem mudanças culturais relevantes