Isabela Venturoza: “pesquisando sobre violência contra a mulher percebi que se falava muito pouco dos homens”
Antropóloga conversa com Regina Augusto em novo episódio do videocast Falas Women to Watch

Isabela Venturoza, doutoranda em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)(Crédito: Divulgação)
Está no ar o quarto episódio da segunda temporada do podcast Falas apresentado por Regina Augusto, curadora de conteúdo do Women to Watch. Nesta edição ela conversa com Isabela Venturoza, antropóloga, professora e facilitadora de grupos reflexivos com homens. Atualmente, é também doutoranda em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Diretora Presidente da ONG Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde.
Como pesquisadora, Isabela estuda a relação entre homens e os feminismos, inserindo na pauta o debate sobre as masculinidades. “Quando eu era criança gostava muito de futebol, queria fazer tudo o que meus irmãos faziam e isso era muito repreendido socialmente. Então, já via que gênero era uma questão pra mim desde muito molequinha”, afirma.
Neste episódio, entendemos como foi a trajetória profissional da Isabela, como introduziu a conversa sobre questões de gênero, violência, amor e conjugalidade entre homens autuados pela Lei Maria da Penha. “Foi pesquisando sobre violência contra a mulher que percebi que se falava muito pouco dos homens. Quem eram os caras que cometiam violência e por que? Como eles explicavam isso?”, diz Isabela.
Falas Women to Watch tem como objetivo dar visibilidade e fomentar debates sobre o espaço feminino no mercado de trabalho. Serão ao todo 15 episódios exibidos semanalmente às quartas-feiras e disponíveis em todas as plataformas de áudio e vídeo.
Assista à entrevista.