Paim lança empresa de endobranding
Oito, tocada por Luciane Paim, busca fortalecer a comunicação integrada e o branding interno
Oito, tocada por Luciane Paim, busca fortalecer a comunicação integrada e o branding interno
Meio & Mensagem
11 de setembro de 2012 - 9h09
Luciane Paim tem longa experiência em planejamento. Trabalhou, além da Paim, na agência gaúcha de seus tios Marcus e Cesar Paim, na NBS e na Box 1824. Suas incursões pelo mercado incluem ainda uma extensa pesquisa, realizada em 2011 como freelancer para a Nike, relacionando esportistas e consumidores.
Essas experiências fizeram que a profissional — psicóloga por formação — notasse algumas fragilidades do mercado de comunicação. Uma delas é que, apesar de investir uma quantidade significativa em comunicação, ela nem sempre faz sentido nos pontos de contato entre marca e consumidor. Outro apontamento de Luciane: falta proximidade entre marcas e clientes para entender as demandas das duas partes.
Daí nasceu uma metodologia própria que ela vem chamando de endobranding. “É um modelo que entende a empresa como um sistema integrado, que nos faz passar pela marca e é indissociável das pessoas que fazem parte da empresa”, explica Luciane. Tendo esse método de trabalho em mente, ela se uniu à Paim e criou a Oito.
A agência tem o objetivo de buscar os problemas de comunicação dos clientes e resolvê-los com sugestões que vão da mudança de estratégia de marketing a ações de endomarketing e mudança na política de gestão de pessoas das empresas. A equipe da Oito, também sediada em Porto Alegre, conta com dez profissionais e tem como sócios a Paim, Luciane e Marcus. Os primeiros projetos são para a RBS TV, do Grupo RBS, e para a Prismatec, empresa de sistemas focada na distribuição de autopeças e outros materiais.
Respostas cerebrais
Numa outra investida ligada ao aprimoramento de seus serviços, a Paim firmou parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) para realizar pesquisas que relacionam neurociência e processo decisório. A intenção é usar essas informações ao desenvolver estratégias para os clientes da agência.
Marcus Paim deve acompanhar a área com mais proximidade. Ele é especialista em análise de estratégias e consumo e diretor da escola de comunicação Will Meeting School, focada em estratégia, comunicação e comportamento. O acordo envolve, além da Will, a Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia (Face) da PUC-RS e o Instituto do Cérebro (InsCer). A primeira iniciativa prática da parceria foi um evento, realizado na semana passada em Porto Alegre, que reuniu nove especialistas de diferentes áreas para discutir perspectivas práticas e limites éticos na correlação entre neurociência, gestão e sociedade.
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