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A marca que rejeitou a Black Friday (e conquistou o One Show)

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A marca que rejeitou a Black Friday (e conquistou o One Show)

Case de destaque do tradicional festival de publicidade dos Estados Unidos inverteu a lógica do consumo ao pedir aos consumidores que não viessem em suas lojas

Bárbara Sacchitiello
18 de maio de 2016 - 8h40

Antes da Black Friday do ano passado, enquanto todas as redes varejistas dos Estados Unidos investiam em propaganda para comunicar ao público as ofertas e promoções daquela que é considerada a data mais importante para o comércio daquele país, uma marca decidiu fazer o oposto.

A rede de lojas de artigos esportivos REI aproveitou o período para convidar as pessoas a desfrutarem daquela sexta-feira de forma diferente. Com a publicação de diversos anúncios, outdoor e peças publicitárias online, a marca propunha a seus clientes que aproveitassem a Black Friday para caminhar, correr, andar de bicicleta, passear pelas montanhas ou praticar outros exercícios ao ar livre.

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Crédito: Reprodução

Para não ficar somente no conselho, a REI decidiu dar o exemplo. A rede anunciou que fecharia todas as suas 143 lojas na Black Friday daquele ano (e também seu canal de e-commerce), concedendo um dia de folga remunerado aos seus mais de 12 mil funcionários. O que parecia uma estratégia desastrosa para uma rede que poderia, naquela data, fazer seu maior volume de vendas do ano, acabou se tornando um case publicitário com grande repercussão na mídia norte-americana e que, agora, foi consagrado em dos festivais de publicidade mais importantes do mundo.

A campanha “OptOutside” criada para a rede varejista conquistou o Best Show, o principal troféu da edição deste ano do One Show, festival de publicidade realizado em Nova York, na semana passada. Criada pela Venables Bell & Partners, de Los Angeles, e também pela Edelman e Mediavest/Spark, o case se desdobrou em um site (optoutside.rei.com), que fornecia dicas de atividades ao ar livre para as pessoas aproveitarem aquele dia longe dos tumultos dos centros de compras.

A inusitada ideia ganhou a atenção da mídia norte-americana e foi pauta dos principais veículos daquele país. A hashtag #OptOutside tornou-se Trending Topic e até mesmo outras empresas resolveram se inspirar na dica e fechar suas portas na Black Friday.

A estratégia de convidar seus clientes a fazer outras coisas em vez de consumir e ampliar seu faturamento cativou os jurados do One Show, que concederam à REI e suas agências o Lápis de Ouro da categoria Cross Plataform, o Troféu Best in Cross Plataform (o maior prêmio dessa categoria) e o Best in Show (atribuído ao melhor case de todo o festival). Veja mais detalhes do case vencedor aqui. E assista ao vídeo em que o CEO da marca, Jerry Stritzke, convida os consumidores a não irem em suas lojas na Black Friday:

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