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Altos e baixos nos balanços dos grupos

Resultados financeiros de Omnicom, Publicis e Havas indicam peformances boas no Brasil, mas alguns números ficaram abaixo do esperado


18 de fevereiro de 2015 - 1h28

 Três grandes grupos da publicidade mundial divulgaram seus balanços financeiros na semana passada. O Publicis Groupe, terceiro maior do mercado, teve crescimento de 3,2% no último trimestre de 2014 e a operação brasileira teve alta de 7%. Embora superior à média mundial, o número ficou aquém da operação da América Latina, que cresceu 15%, e de países emergentes como Índia (30%), China (8,5%) e México (21%).

Quando consideradas as receitas do ano passado inteiro, o crescimento global foi de apenas 2%, atingindo US$ 8,3 bilhões. Embora reconhecendo que o resultado não tenha sido o esperado, o CEO Maurice Lévy destacou a aquisição da Sapient, que deve elevar a participação do digital no negócio da holding para 50% do total em 2015.

Envolvido no processo de fusão com o Publicis iniciado em 2013, mas que não aconteceu, o grupo Omnicom teve alta de 5,7% em suas receitas em 2014, atingindo US$ 15,3 bilhões — esse crescimento foi o dobro do apontado em 2013, quando as receitas subiram 2,6%. O lucro líquido ultrapassou a marca de US$ 1 bilhão. A holding está presente no Brasil através de agências como AlmapBBDO, DM9DDB e Lew’Lara\TBWA. A principal operação do Omnicom é seu mercado doméstico, os Estados Unidos, que teve receitas de US$ 8,2 bilhões contra US$ 7,2 bilhões da operação internacional.

Já o Havas enxergou “uma forte performance” no Brasil, que ajudou a operação latino-americana a crescer 5,2% em 2014. No País, a agência Havas Worldwide conquistou a verba de Pão de Açúcar, atingindo um novo patamar no mercado. A operação global do Havas cresceu 5,1%, atingindo US$ 2,1 bilhões. Por outro lado, os resultados do quarto trimestre indicaram uma desaceleração, com crescimento menor, de 3,5%. Responsável por 50% das receitas, o mercado europeu cresceu 4,4%, abaixo da média internacional.

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