Friboi, da JBS, cria academia de carnes

Buscar

Friboi, da JBS, cria academia de carnes

Buscar
Publicidade

Marketing

Friboi, da JBS, cria academia de carnes

Projeto de branded content, feito em parceria com ID, Globo e Lew'Lara/TBWA, é o maior investimento de marketing da marca em 2016


5 de abril de 2016 - 16h48

Comercial de Ana Maria Braga para a Academia da Carne Friboi

Depois de introduzir o conceito de marca na categoria de carnes, a Friboi, linha de cortes bovinos da JBS, dá um novo passo em sua estratégia de marketing ao colocar no ar nesta terça-feira, 5, a plataforma Academia da Carne Friboi. O projeto de branded content, criado em parceria com ID, Globo e Lew’Lara/TBWA, é o maior investimento da empresa neste ano. Inicialmente está recebendo 40% da verba da anunciante prevista para 2016.

A plataforma tem Ana Maria Braga, Olivier Anquier e Guga Rocha como embaixadores e conta com um portal mobile first, hospedado na globo.com, com mais de 300 conteúdos, com 12 chefs de cozinha: Felipe Bronze, Ana Luiza Trajano, Jimmy McManis, Ivan Aschar, Clarice Chwartzmann, Flavio Myiamura, Carla Pernambuco, Mônica Rangel e Kathia Zanatta. O portal possui nove canais – Cortes, Receitas, Cursos, Dicas, Cozinha na TV, Pelo Brasil, Chefs, Toque final e Perfil – que oferecem, num primeiro momento, 105 vídeos.

A JBS espera impactar 130 milhões de brasileiros com o projeto e o plano de mídia da Academia da Carne inclui sete filmes para TV estrelados pelos embaixadores, merchandising nos programas É de Casa, Encontro, Mais Você e Malhação (todos da Globo), publieditoriais em revistas e jornais (pílulas do conteúdo online) e ações no ponto de venda (assinadas pela NewStyle), como tabloides, o “Cantinho Academia da Carne Friboi”, espaço com produtos selecionados e dicas de receitas, e ações cross branding apresentando harmonizações. Toni Ramos continua como garoto-propaganda da marca.

Segundo Maria Eugênia Rocha, gerente executiva de marketing da divisão de carnes da JBS, a empresa quer continuar na jornada do consumidor, indo da pré-venda e venda, para o preparo e consumo. “A marca quer atender às necessidades das pessoas e estar perto delas na solução. Buscamos um conteúdo de fácil entendimento e pequena durabilidade, com textos e fotos com receita, mas também com cunho jornalístico. Temos um objetivo claro: contribuir para o aumento do consumo de carne bovina”, afirma.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o brasileiro teve um consumo per capita de 109kg de proteína animal em 2014, sendo aproximadamente 37% de carne bovina. Enquanto o brasileiro consome cerca de 41kg de carne bovina por ano, o argentino registra quase 60kg.

Curadoria
A principal aposta do projeto da Friboi é a produção de vídeos e a curadoria do conteúdo. Serão apresentados os mais variados cortes, além dos tradicionais, com receitas para o consumidor poder preparar pratos saborosos mesmo com carnes menos nobres. “Receita o consumidor tem em qualquer lugar. Quando tem chancela, muda de patamar. Daí a necessidade de ser referência”, destaca Eduardo Becker, diretor de comercialização de mídias digitais da Globo, que tem uma equipe especial responsável pela produção do conteúdo.

No primeiro acesso, o internauta tem a opção de fazer um login e, uma vez cadastrado, tem sua homepage personalizada de forma randômica com os temas mais buscados. Para acessar os vídeos, por exemplo, é necessário ter cadastro. Os demais conteúdos são abertos. A Academia da Carne Friboi oferece ainda o serviço de chat online (gerenciado pela E-life) com estudantes de gastronomia treinados para responder às dúvidas dos usuários sete dias por semana, das nove da manhã à meia-noite. A plataforma tem ainda ações de gamificação. Ao compartilhar um conteúdo os usuários ganham medalhas e, ao completarem os cursos e testarem os seus conhecimentos, recebem certificados.

“A marca Friboi aparece pouco no projeto. Sua missão é puxar a categoria. No momento de economia difícil, ensinar cortes mais baratos vai gerar resultados. Ajudará o consumidor a ser mais feliz com suas escolhas. Em um ano que Friboi está nas redes sociais, já triplicou a importância do digital para a marca”, comenta Camila Costa, CEO da ID.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • CMO global da Nestlé comenta negócio de chocolates

    CMO global da Nestlé comenta negócio de chocolates

    Aude Gandon esteve no País uma semana antes da Páscoa e falou com exclusividade ao Meio & Mensagem, exaltando força comercial e cultural da categoria

  • Monange expande portfólio e ingressa no segmento de cuidados faciais

    Monange expande portfólio e ingressa no segmento de cuidados faciais

    Marca da Coty, antes restrita a produtos para o corpo, apresenta a linha Monange Facial, desenvolvida para a pele das brasileiras