Olimpíada de LA terá naming rights para locais de jogos
Decisão do Comitê Olímpico Internacional é inédita, mas mantém proibição de publicidade nos jogos
O Comitê Olímpico Internacional (COI) permitirá que os Jogos Olímpicos de Los Angeles, que acontecem em 2028, tenham compra de naming rights para alguns dos locais que sediarão as partidas do evento.

Honda Center é um dos primeiros patrocinadores a adquirir direito de naming rights para os Jogos Olímpicos de Los Angeles (Crédito: Marcus E Jones/Shutterstock)
A decisão é inédita, uma vez que, por muitos anos, o COI priorizou dar mais visibilidade aos patrocinadores dos jogos.
Entre os anunciantes que firmaram acordos com a organização até o momento está a Honda, que já dá nome ao Honda Center, arena localizada na cidade de Anaheim, na Califórnia. O local receberá o vôlei de quadra. A Comcast também adquiriu direitos de naming rights para a ocasião e seguirá nomeando o Comcast Squash Center, no Universal Studios.
As marcas que já têm naming rights de estádios e arenas, como a Crypto.com Arena, deverão pagar os direitos para que mantenham a nomeação durante a ocasião e tenham ativos de marketing adicionais para ativações nos locais. Quase 20 instalações temporárias esperam a compra dos naming rights.
Com os acordos, emissoras terão permissão para citar o nome dos patrocinadores dos espaços durante as transmissões dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Apesar disso, o COI mantém a proibição de publicidade nos campos e quadras os jogos.
Segundo Casey Wasserman, presidente da LA28, a prática da compra de naming rights já está enraizada na cultura esportiva do país, bem como no imaginário da população. Ao The Times Los Angeles, o presidente afirmou que mais do que questões de dinheiro, as explicações ao COI envolviam também experiência, valor e oportunidade.
A edição de 2028 tem a missão de ter Jogos totalmente financiados com recursos privados e sem novas construções. Espera-se que os patrocínios do tipo acrescentem quantias significativas a um orçamento que já ultrapassa US$ 6,9 bilhões.
Os Jogos Olímpicos de LA já acumulam diversos parceiros. Além da Honda e Comcast, já estão no grupo o Airbnb; a varejista asiática Alibaba; Allianz; Coca-Cola; Deloitte; P&G; Samsung; Visa, entre outros.