Os planos do COB para a Casa Brasil em Milão
A primeira edição do projeto em jogos de inverno quer atrair o público brasileiro e internacional para ações direcionadas à modalidade
COB receberá atletas, ex-atletas e torcedores na Casa Brasil de inverno, em Milão (Crédito: Divulgação)
Os Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026, que acontecem de 6 a 22 de fevereiro, serão marcados por uma novidade em sua programação. Os torcedores que estiverem na cidade-sede no período da competição poderão conhecer a primeira edição da Casa Brasil de inverno.
Pela primeira vez, os Jogos de Inverno abrigarão uma ativação como essa. O local escolhido foi a Casa Degli Artisti, que receberá atletas, ex-atletas, torcedores do Brasil e de outros países e marcas parceiras do comitê, oferecendo hospitalidade, ambientação brasileira e gastronomia.
No local, que deve receber entre 300 a 600 pessoas por dia, as marcas poderão se posicionar no ambiente esportivo, aproveitando dos valores que a os aros olímpicos oferecem se conectando com uma modalidade que, segundo Gustavo Herbetta, CEO do projeto 18-96, está ganhando destaque no País.
Assim como aconteceu em Paris, a Casa Brasil terá atrações músicas, gastronomia brasileira e serviços de hospitalidade pensados para conectar a cultura brasileira com o público nacional e internacional.
Relevância dos Jogos de Inverno para o Brasil
O executivo afirma que esporte vem ganhando visibilidade com os brasileiros, devido ao fato de ter atletas nacionais com chances de medalhas. Lucas Pinheiro Braathen, no esqui alpino, e Nicole Silveira, no skeleton, serão os representantes nacionais com possibilidade de pódio.
“O brasileiro gosta de ganhar. Além disso, temos dois broadcasters transmitindo, os canais da Globo e a CazéTV, o que traz uma abrangência e relevância com um público mais jovem”, diz.
A proximidade de fuso horário também é um facilitador, já que grande parte do público poderá acompanhar a competição, que acontece durante o Carnaval no Brasil. “Observamos um movimento dos brasileiros irem a estações de Ski e se interessando pelos esportes. Não é uma audiência de massa, mas de valor”, afirma.
Para o executivo, a tendência, no futuro é que o Brasil seja tão relevante na modalidade, quanto os europeus.
Relação com as marcas
Para cuidar da Casa Brasil de inverno e de outros projetos comerciais, o COB apresentou em junho deste ano o projeto 18-96, que é liderado pelo ex-diretor de marketing da entidade, Gustavo Herbetta, que assume o cargo de CEO.
O projeto comercial foi pensado para ser flexível com a necessidade de cada uma das marcas. Uma das ativações será uma pista de curling instalada no espaço e um meet and Great, com a possibilidade de entregas personalizadas.
“Estamos com um olhar comercial, estamos fazendo a ligação entre as marcas que vão patrocinar o espaço e o que elas querem ativar”, diz Herbetta. Para ele, essa pode ser uma porta de entrada para a marca se envolver com o movimento olímpico.
Por enquanto, patrocinadores do COB como Adidas, Mormaii, Medley e Vivo já estão confirmados na casa. Além dessas, o 18-96 está buscando marcas que queiram estar presentes só no projeto.

