COB e Arena Hub criam desafio para atrair startups
Por meio da iniciativa, comitê busca atrair soluções inovadoras que possam impactar o ecossistema olímpico e esportivo do Brasil

Representantes do COB e do Arena Hub lançam desafio para startups (Divulgação / COB)
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) e a Arena Hub lançaram nesta semana o Desafio COB de Startups, iniciativa que visa atrair soluções inovadoras que impactem o ecossistema olímpico nacional. A ação faz parte da parceria estratégica entre o comitê e o Arena, que visa impulsionar inovações no processo de desenvolvimento do esporte brasileiro.
A proposta principal do programa é selecionar empresas que atuem com tecnologia, dados, impacto social, performance esportiva, engajamento de fãs e novos modelos de negócios.
As que se destacarem no processo seletivo, que acontece até agosto deste ano com inscrições abertas para startups de todo o País, passarão por mentorias até a fase final da ação, visibilidade nacional, possibilidade de conexão com confederações esportivas, atletas, patrocinadores e investidores e farão uma apresentação especial durante a COB Expo 2025, em São Paulo.
Assim, as startups devem atuar em seis áreas estratégicas:
Performance Humana: tecnologias para treino, recuperação, prevenção de lesões e gestão da performance de atletas;
Engajamento de Fãs: plataformas e experiências digitais que ampliem a conexão com o público;
Mídia e Conteúdo: novas formas de produção, distribuição e monetização de conteúdo esportivo;
Impacto Social e Sustentabilidade: iniciativas voltadas para inclusão, acessibilidade e responsabilidade ambiental;
Inteligência de Negócios: soluções baseadas em dados para tomada de decisão, digitalização e compliance;
Patrocínio e Monetização: ferramentas para captação e ativação de patrocínios e novos modelos de financiamento.
Parceria para impulsionar o esporte
No início deste ano, o COB e a Arena Hub anunciaram uma parceria com o objetivo impulsionar a inovação no esporte olímpico brasileiro. A agência será um pilar de inovação para o comitê trabalhando, em um primeiro momento, para mapear o cenário de inovação no esporte olímpico nacional. A pesquisa envolverá o comitê e todas as confederações do Movimento Olímpico Brasileiro.
Após a identificação das bases, uma série de atividades e programas serão desenvolvidos para impulsionar a construção de pilares de inovação no esporte brasileiro. O foco dessas iniciativas já são os Jogos Olímpicos de Los Angeles, que acontecem em 2028.