BRF inicia a busca por um novo CMO

Buscar
Publicidade

Marketing

BRF inicia a busca por um novo CMO

Abilio Diniz, presidente do conselho, comenta substituição de Pedro Navio, que deixa a empresa após 9 meses; busca pelo CEO também está em curso


13 de novembro de 2017 - 7h56

A BRF iniciou o processo de busca pelo seu novo Chief Marketing Officer (CMO). Desde março deste ano, o cargo era ocupado por Pedro Navio, ex-CEO da Red Bull.

Conforme Meio & Mensagem apurou, Navio se desligou da companhia na semana passada. A escolha do novo CMO, segundo Abilio Diniz, presidente do conselho de administração da BRF, será feita em um ambiente de tranquilidade.

A declaração foi feita na última sexta-feira, 10, em teleconferência com analistas. Abilio tratou do tema quando foi questionado sobre outro importante processo de sucessão dentro da companhia, a escolha de um novo CEO. “Somos um colegiado e estamos absolutamente engajados. Queremos tranquilidade para trabalhar e apresentar resultados”, disse. Os investidores têm pressionado a empresa na escolha do novo CEO já que Pedro Faria deixa o cargo em dezembro.

Em relação à área de marketing, a BRF realizou outras mudanças na última semana. Rodrigo Lacerda, ex-CMO da Itambé, assumiu a diretoria da área na segunda-feira, 6. Ele ocupa a vaga que era de Cecilia Mondino que deixou a empresa.

A BRF não possuía a figura de um CMO até a chegada de Navio. Em fevereiro de 2016, um ano após ocupar a função de general manager da BRF, Flavia Faugeres, que também era vice-presidente de marketing e inovação da companhia, deixou a empresa. Suas atribuições foram distribuídas em várias áreas: Rafael Ivanisk ficou responsável por vendas e marketing e Leonardo Byrro passou a cuidar de planejamento e distribuição.

Navio deixou a Red Bull em dezembro do ano passado onde acumulava os cargos de CEO no Brasil e head para a América Latina. Antes de a chegada do executivo ao cargo ser oficializada, ele passou dois mesespor um processo de imersão na empresa. Além de executivo, Navio também é investidor. Sua holding, a Play Capital, tem entre as empresas “investidas” a Pic-Me, de alimentação saudável, a Torcedores.com e a PiniOn, de pesquisas digitais.

Em entrevista ao Meio & Mensagem, assim que saiu da Red Bull, Navio comentou sua decisão de deixar a empresa. “O motivo foi a necessidade de ter experiências de gestão em outros mercados”, disse.

Navio assumiu o marketing da BRF em um dos momentos mais desafiadores para a companhia que, na época, vivia o reflexo da Operação Carne Fraca e já havia colocado em curso um processo de reestruturação diante de resultados não satisfatórios aos acionistas. Em março, a empresa anunciou a criação de um grupo certificador de qualidade para “reatestar a adesão da companhia aos padrões internacionais de qualidade”.

Atualmente, a BRF vem sendo cobrada por melhores resultados. Em 2016, o prejuízo da empresa foi de R$ 372 milhões, o primeiro de sua história. De janeiro a junho deste ano, a perda acumulada ficou em R$ 448 milhões. O balanço divulgado na última semana, no entanto, registrou um lucro de R$ 137,6 milhões no terceiro trimestre.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas