O varejo sob a ótica da publicidade

Buscar
Publicidade

Marketing

O varejo sob a ótica da publicidade

Marcello Magalhães e Pablo de Arteaga, VPs da Leo Burnett Tailor, estão na convenção da NRF para mergulhar no shopper marketing. Entre os temas de interesse, mobile e merchandising


14 de janeiro de 2013 - 5h30

Começou no domingo 13, em Nova York, a grande convenção de varejo dos Estados Unidos, organizada e promovida pela National Retail Federation (NRF). É a 102ª edição anual (sim! existe há mais de 100 anos!). O evento, que conta com mais 27 mil participantes e mais de 500 expositores, acontecerá até quarta-feira, 16.

Para que se tenha uma ideia da importância do varejo nos EUA, um em cada quatro americanos trabalha para esse setor, que movimenta e contribui com US$ 2,5 trilhões para a economia americana.

O que esperamos da NRF 2013? Participar das discussões atuais do varejo norte-americano e global. Essa é uma maneira de vislumbrar os desafios e as oportunidades, os impactos nos negócios desse setor em nosso país em um futuro talvez não muito distante – dada a velocidade com que o segmento no Brasil parece avançar –, e entender mais sobre uma disciplina que se desenvolve rapidamente em todos os mercados: o shopper marketing. Ou seja, o comportamento específico de compra das pessoas.

Entender quais são as pedras nos sapatos, as pedras de salvação, e as pedras preciosas buscadas pelos varejistas em áreas como:

– varejo digital;

– marketing e brand management;

– merchandising;

– varejo mobile;

– pesquisa;

– store design;

– tendências e a próxima geração do varejo.

Queremos vislumbrar seus desdobramentos no mercado brasileiro. A tensão habitual é como e se realmente as questões, os desafios e as oportunidades debatidas na NRF são cabíveis e válidas para os negócios no País. O que podemos aproveitar, antecipar e aplicar em nossa realidade?

Pensamos que estas são as discussões e provocações que gostaríamos de levar na bagagem. Foi essa a oportunidade que meu sócio – Pablo de Arteaga – e eu, Marcello Magalhães (da Leo Burnett Tailor Made), consideramos ao embarcar juntamente com outros aproximadamente 1.500 brasileiros para este grande evento de proporção global. A delegação é de longe a maior entre os estrangeiros que visitam a convenção (no ano passado, a China contou com meros 51 representantes).

Junto aos colegas e consultores do Instituto Brasileiro do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar), pretendemos transmitir aqui no site do Meio & Mensagem nossas impressões diárias sobre os temas e discussões desse importante evento.

Em breve estaremos de volta com as novidades!

(*) Marcello Magalhães (sócio e vice-presidente de planejamento estratégico) e Pablo de Arteaga (sócio e vice-presidente de operações e atendimento) da Leo Burnett Tailor Made. Os dois escrevem para Meio & Mensagem como colaboradores.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Rede de chocolates adquiriu a empresa de entretenimento com o foco de ingressar no setor de experiências

  • Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Marca de beleza amplia atuação, colocando no mercado mais de 50 diferentes produtos para contemplar a diversidade brasileira