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De Suco para Vampiro até creme de fungo

Conheça sete curiosos produtos comercializados no mercado chinês


25 de julho de 2014 - 3h57

(*) Por Angela Doland, do Advertising Age

O órgão responsável pelo controle dos alimentos na China acaba de banir uma nova tendência de consumo do país: sucos comercializados em embalagens que simulam bolsas de sangue. A bebida, que custa entre US$ 3 e US$ 5, foi inspirada em programas de sucesso da TV norte-americana e que caíram no gosto popular na China. Um dos sucos se chama Vampire Diaries Drink. Alguns têm tipos sanguíneos impressos na embalagem e podem ser consumidos por tubos.

Mas apesar da até então crescente indústria de bebidas de vampiro ter chegado ao fim da linha, a China ainda tem muitos outros exemplos de produtos intrigantes em todos os nichos imagináveis de um mercado consumidor de 1,35 bilhão de pessoas. A seguir, veja sete dos mais fascinantes produtos – e se alguns parecem estranhos, lembre-se de que alguns itens ocidentais também são bizarros para os chineses, como spray de bronzeamento e queijo azul (tipo Roquefort).

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Balaclava contra o sol

Há dois anos, um cena incomum começou a ser vista na cidade costeira de Qingdao: banhistas usando balaclavas coloridas. As máscaras de proteção solar são vendidas por US$ 2 e são usadas para evitar o bronzeamento, muito associado à agricultura e outros trabalhos ao ar livre. Protetor solar não é tão onipresente na China, e muitas pessoas acreditam que apenas cobrir a pele é mais eficaz. Além disso, as máscaras, apelidadas de “face-kinis” pela mídia internacional, aparentemente protegem o usuário contra água-viva.

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Batas anti-radiação para grávidas

Muitas grávidas chinesas compram linhas especiais de batas para protegerem seus bebês da radiação de computadores, telefones celulares e outros aparelhos eletrônicos. Em geral, os produtos são vendidos por US$ 130 e são enfeitados com fitas e laços, assim como a maioria das roupas das gestantes locais. Surgiu um debate sobre as batas em 2012 quando em uma entrevista para a TV um cientista advertiu que as peças de roupa poderiam carregar radiação nociva. Os fabricantes negaram a alegação. A entrevista provocou pânico, mas as batas ainda são comuns no país.

Saliva de pássaro

A sopa de ninho de pássaro, uma iguaria popular na China e em outros países asiáticos, também é conhecida como caviar do leste. Alguns pássaros asiáticos fazem seus ninhos com a própria saliva. Os ninhos, que não têm muito sabor, carregam poderes para ativar o sistema imunológico, segundo a crendice popular, favorecendo o crescimento das células e o embelezamento da pele. No site de e-commerce Tmall, uma onça de saliva de pássaro da marca Chai Foo custa cerca de US$ 54.

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Ar fresco enlatado

Ar limpo é uma preciosidade nas cidades chinesas, onde as pessoas têm aplicativos em seus smartphones para checar o nível de poluição e usar máscaras quando o ar está ruim. No ano passado, o excêntrico magnata do setor de reciclagem Chen Guangbiao (o mesmo cara que queria compra o New York Times) começou a vender ar fresco por cerca de 80 centavos a lata para alertar sobre as péssimas condições da qualidade do ar chinês. O produto tem diferentes perfumes, como “Tibet primitivo” e “Taiwan pós-industrial”, e gerou várias versões de concorrentes.

Batata frita chapada

Visitantes da China descobrem um mundo inteiramente novo em relação aos sabores industriais. Batata frita sabor pepino da marca Lay’s, por exemplo, é um clássico local. Outras inovações da marca da Pepsico são as versões Hot & Sour Fish Soup (algo como sopa de peixe picante e amarga) e Numb & Spicy Hot Pot (maconha apimentada e entorpecida). Já a Mondelez fabrica na China bolachas Oreo em sabores que vão do chá verde a um chamado bolo de aniversário. No Verão, o sabor favorito de picolé é o de ervilha verde.

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Creme de fungo parasita

A marca local Yue Sai, controlada pela L’Oreal, oferece produtos para a pele enriquecidos com cordyceps, um cogumelo parasita muito valorizado na medicina chinesa tradicional. O creme é indicado para deixar a pele mais suave e firme. A L’Oreal investe muito em pesquisa e inovação na China e os toques locais ajudaram a transformar a companhia na líder de mercado de produtos de cuidado para a pele. Neste ano, a empresa comprou a Magic Holdings, fabricante chinês especializado no promissor segmento de máscaras faciais – uma muito popular contém lodo de caracol.

Tradução: Fernando Murad

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