A Gazeta dobra tiragem após reformulação

Buscar

A Gazeta dobra tiragem após reformulação

Buscar
Publicidade

Mídia

A Gazeta dobra tiragem após reformulação

Jornal capixaba promoveu mudanças gráficas e editoriais com investimentos de US$ 1,4 milhão


8 de agosto de 2011 - 6h07

Após duas semanas de circulação do novo formato do jornal A Gazeta, a Rede Gazeta praticamente dobrou a tiragem da publicação no Espírito Santo. Antes da reformulação a média era de 20 mil exemplares, atualmente, são 38 mil — um aumento de 90%. Os dados foram fornecidos pela empresa, que ressalta que nas primeiras duas semanas foram feitas ações de sampling no mercado.

A primeira edição, por exemplo, chegou a quase cem mil exemplares, segundo informações de Márcio Lobato, diretor de mercado leitor da Rede Gazeta. Os números ainda não foram auditados pelo Instituto Verificador de Circulação (IVC).

A reestruturação estreou em 17 de julho e foi fruto de um projeto estruturado durante 18 meses. “A ideia foi fazer um movimento para acompanhar a tendência dos maiores jornais do mundo”, explica Álvaro Moura, diretor de mídia impressa da Rede Gazeta. O investimento no parque gráfico foi de U$S 1,4 milhão.

Com o apoio da consultoria Cases i Associats, A Gazeta não apenas migrou para internet, como também promoveu mudanças gráficas, editoriais e comerciais, além de estrear novos formatos. De acordo com Moura, foram três movimentos casados: redução do formato, atualização em real time e a multiplataforma.

O tradicional jornal standard mudou seu formato para tablóide, além de aumentar a fonte utilizada assim como o espaço nas entrelinhas e nas chamadas de capa. Já na parte editorial, a mudança foi mais significativa. “Reduzimos as matérias que eram muito extensas e com isso conseguimos aumentar o número de informações”.

Novos colunistas, seções e até mesmo editorias estrearam no veículo, que busca maior proximidade com o público leitor. Já para atrair o jovem, a aposta está no rejuvenescimento da marca para englobar os novos produtos de conteúdo, como site e tablet.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Apple poderá fechar acordo com OpenAI em breve

    Apple poderá fechar acordo com OpenAI em breve

    Parceria permitirá integração de soluções de IA da OpenAI nos aparelhos da gigante da tecnologia; Apple está prestes a lançar o sistema operacional iOS 18 no iPhone

  • Gemini, IA do Google, terá pesquisa por vídeos

    Gemini, IA do Google, terá pesquisa por vídeos

    Novidade foi apresentada pela plataforma no último dia 14 e visa juntar informações em tempo real