MasterChef termina temporada com sucesso no YouTube

Buscar

MasterChef termina temporada com sucesso no YouTube

Buscar
Publicidade

Mídia

MasterChef termina temporada com sucesso no YouTube

Canal digital do reality culinário do Brasil é o maior entre o MasterChefs de todo o mundo; sucesso comercial também empolga Endemol e emissoras


22 de agosto de 2017 - 12h38

As finalistas Michelle e Deborah, com a apresentadora Ana Paula Padrão (Crédito: Divulgação/Band)

Na noite dessa terça-feira, 22, uma mulher será consagrada como a melhor cozinheira amadora do Brasil em mais uma temporada de um dos realities mais rentáveis da TV brasileira atualmente. A final da quarta temporada de MasterChef Brasil anima a Endemol Shine e também a Band e a Discovery (emissoras que exibem o programa na TV aberta e paga) e traz a certeza de que o formato ainda não está saturado perante a plateia da telinha e também da internet.

A web, aliás, é o canal que atesta a força que o talent show possui entre o público. Semanalmente, o ranking elaborado pela Kantar Ibope Media – e publicado por Meio & Mensagem – mostra que o reality culinário é a atração televisiva de maior repercussão no Twitter. Essa afinidade entre o programa e a rede social acontece desde a primeira temporada e, foi, inclusive, motivadora de uma ação da TIM, que, na segunda temporada do concurso, revelou o nome do vencedor primeiro na rede social, antes de divulga-lo na TV. Agora, a interação do programa com a web tem também no YouTube um outro pilar forte.

A atenção para o canal de vídeos na internet começou em 2015. Os vídeos que os próprios espectadores postavam no YouTube após o término dos episódios deu o sinal da demanda pelo conteúdo do MasterChef na web. “Conseguimos que a Band e a Discovery nos acompanhassem na aposta de colocar o episódio no YouTube horas após os episódios inéditos irem ao ar, às terças-feiras. Na realidade, o que fizemos foi transformar algo que já acontecia informalmente em uma estrutura oficial”, conta Juliana Algañaraz, diretora-geral da Endemol Shine Brasil.

Na opinião da diretora, a estratégia rendeu os melhores frutos nessa quarta temporada de competição de cozinheiros amadores. Neste ano, o canal MasterChef Brasil teve um crescimento de 156% de suas visualizações em relação ao ano anterior. O número de inscritos aumentou 109%. O Brasil já é, atualmente, detentor do maior canal do MasterChef no YouTube. O México vem na segunda posição. “A quarta temporada do programa representa para a Endemol Shine Brasil a consolidação da marca no País. As provas foram mais desafiadoras, com um elenco representativo que gerou conteúdo de qualidade e manteve o interesse do público ao longo dos 26 episódios, com uma audiência que cresceu tanto na TV quanto no digital”, pontua a executiva.

A Band e a Endemol Shine Brasil já deram início às gravações da próxima temporada do reality. Mais uma vez, cozinheiros profissionais irão disputar o troféu. A atração deve estrear em breve.

Marcas na cozinha
A quarta temporada do MasterChef Brasil teve o patrocínio de dez marcas, além de ações de merchandising de outros anunciantes. Participaram do programa, como cotistas, Carrefour, Coca-Cola, Nestlé, TIM, Tramontina, Itaipava, Hellmann’s, Knorr, CIF, Omo/Brilhante, Camil e Cacau Show.

O interesse dos patrocinadores pelos programas de temática culinária é confirmado pela Kantar Ibope Media. De acordo com o instituto de pesquisa, a compra de espaço publicitário em atrações televisivas do gênero movimentou R$ 839 milhões no primeiro semestre de 2017, o que representa um crescimento de 17% em relação ao mesmo período do ano passado. É importante considerar que, para esses cálculos, a Kantar Ibope Media utiliza valores de tabela estipulados pelos veículos em seus planos comerciais, sem levar em conta os descontos geralmente praticados no mercado.

(Crédito: Kantar Ibope Media)

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    Chevrolet, Seara, Oi Fibra, iFood e Centrum integram o top cinco das marcas mais mencionadas na última semana do BBB 24

  • SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    Competição de futebol estará disponível no formato multiplataforma, com TV aberta e por assinatura, pay-per-view e digital