De Foo Fighters a Rosalia: a música que reverbera no Cannes Lions
Da celebração à música nas ruas à premiação Entertainment Lions for Music, entenda como a música se faz presente no festival de criatividade
Nota atualizada em 19/06 às 13h16

O case de TikTok com Rosalía é um dos finalistas em Entertainment Lions for Music (Crédito: Divulgação)
Ao longo dos anos, diversos nomes da música fizeram parte, de uma maneira ou de outra, do Festival Internacional de Criatividade de Cannes. Nos palcos dos painéis no Palais des Festivals, estiveram artistas como Brian Eno, Iggy Pop e Simon Le Bon.
Há alguns anos, mais precisamente depois que o Spotify começou a marcar presença na orla da Croisette, parte do público conseguiu ver ao vivo shows de Dua Lipa, Kendrik Lamar e Post Malone. Empresas como iHeartRadio, Vevo e Universal Music Group também promoveram, em edições passadas, sessões concorridas de bandas como Mumford and Sons e do cantor Sting.
Neste ano, o Spotify trará um setlist de dois dias que nada deve aos de festivais mainstream de música. O Foo Fighters tocará no espaço do serviço de streaming nesta quarta-feira, 21, e, um dia antes, Florence and the Machine, que esteve recentemente no Mita, em São Paulo e no Rio, também se apresentará. A$AP Rocky e Jack Harlow são outras atrações confirmadas.
Todos os anos, porém, existe uma opção mais democrática para quem deseja ouvir música ao vivo. A Fête de La Music é celebrada em várias cidades da França desde 1982, sempre no dia 21 de junho, e as ruas ficam tomadas por músicos profissionais e amadores. Em Cannes não é diferente e a celebração acaba se tornando um plus para quem vem à cidade participar do festival.
Made in Brazil
E no dia seguinte à celebração da música, o Palais recebe uma festa musical à brasileira. Na quinta-feira, 22, a plataforma FilmBrazil, da Apro, em parceria com a Globo, fará um happy hour com os shows de Wilson Simoninha e do bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, com participação especial de Jair de Oliveira. O evento faz parte das iniciativas da entidade para promover o mercado audiovisual nacional no exterior.
Música na premiação
Na premiação, a música foi ganhando proeminência com o prêmio Entertainment Lions for Music. Os clipes de Jay-Z (“Smile”), Childish Gambino (“This is America”), Baco Exu do Blues (“Bluesman”, um híbrido de documentário e clipe criado pela AKQA São Paulo) foram algumas das produções reconhecidas com Grand Prix na categoria.
Neste ano, concorrem ao Leão de Entertainment for Music os cases brasileiros “Rosalia Motomami Live Experience on TikTok”, do TikTok, “Neo Icarus”, da AQKA Coala.Lab para Abebe Bikila, “Files of Freedom”, da Gut para Mercado Livre, e “Save the Favela”, da BETC Havas para Kondzilla. Konrad Dantas, aliás, é um dos jurados da categoria.
Entre os cases internacionais, estão na disputa o clipe Cash In Cash Out, de Pharrell, 21 Savage e Tyler, The Creator, e o halftime show da Rihanna, “Run This Town”, que foi promovido pela Apple Music.