AlmapBBDO lidera ranking de finalistas brasileiros

Buscar

Cannes Lions

17 a 21 de junho de 2024 | Cannes - França

Cannes

AlmapBBDO lidera ranking de finalistas brasileiros

Agência tem 40 chances de Leões nas 20 competições que divulgaram shortlists até domingo; na sequência aparecem DM9 (com 27 chances), VML (21), Africa Creative (18) e Gut (15)


16 de junho de 2024 - 8h56

“Tormenta”, da AlmapBBDO para O Boticário, é finalista em Film Craft e Glass

A AlmapBBDO é a agência brasileira com mais chances de Leões até agora na 71ª edição do Festival Internacional de Criatividade, que começa oficialmente nesta segunda, dia 17, e vai até sexta, dia 21, em Cannes, na França. No total, o evento tem 30 áreas de premiações, das quais 20 já divulgaram seus finalistas — a Almap disputa Leões em 16 delas.

Considerando os shortlists já divulgados oficialmente, a AlmapBBDO tem 40 chances de Leões, algumas delas com campanhas de grande repercussão no Brasil. O filme “Tormenta”, criado para a campanha de Dia das Mães de O Boticário, com produção da MyMama e direção de cena de Kid Burro, aparece com três menções no shortlist de Film Craft e uma no de Glass. O comercial “Gerações”, desenvolvido para a ação que comemorou os 70 anos de Brasil da Volkswagen, e causou comoção no ano passado ao reviver Elis Regina com a ajuda de inteligência artificial, concorre aos Leões de Social & Influencer, Entertainment for Music e PR, sendo que nesta última área tem três chances de Leões.

Após a AlmapBBDO, o ranking de agências brasileiras com mais chances de Leões forma seu top 5 com: DM9, que soma 27 chances nas 20 competições que já divulgaram shortlists; VML, que tem 21 chances de Leões e a campanha com participação brasileira mais mencionada até aqui (“Thanks for Coke-Creating”, para a Coca-Cola, num esforço que uniu escritórios da rede em quatro países); Africa, com 18 chances; e Gut, com 15.

No total, 25 agências brasileiras aparecem nos 20 shortlists já divulgados. A produtora The Youth aparece com duas chances de Leões em Film Craft com o filme “Ashe Versus”, creditado nesta área ao Brasil e aos Estados Unidos. O trabalho foi criado pela TBWA\Health Collective de Nova Yourk, agência onde há vários brasileiros atuando, como os criativos Bruno Bomediano, Victor Toyofuku e Tiago Pinheiro e o head de estratégia planejador Rogério Colantuono, e é finalista também em Health & Wellness, área onde o case é creditado apenas aos Estados Unidos, por não estar restrito ao filme produzido pela empresa brasileira.

As chances de Leões são diferentes do total de menções nos shortlists porque, na hora de conceder os prêmios, os júris de Cannes agrupam as peças de uma mesma campanha que estejam concorrendo na mesma subcategoria.

Confira o ranking de agências brasileiras finalistas, considerando 20 das 30 áreas de Cannes Lions 2024

Agências brasileiras e as chances de Leões de cada uma delas:

AlmapBBDO (40)
DM9 (27)
VML (21)
Africa Creative (18)
Gut (15)
Le Pub (10)
BETC Havas (8)
Soko (8)
Artplan (7)
10ª FCB (5)
10ª Galeria (5)
10ª Lew’Lara\TBWA (5)
13ª Isla (4)
14ª David (3)
14ª We (3)
16ª Grey (2)
16ª Leo Burnett Tailor Made (2)
16ª The Youth* (2)
19ª AKQA (1)
19ª Ampfy (1)
19ª Havas Health (1)
19ª Jogo (1)
19ª Monkey-Land (1)
19ª Publicis Brasil (1)
19ª Wieden+Kennedy (1)
19ª WMcCann (1)

*Na área de Film Craft, o comercial “Ashe Versus”, criado pela TBWA\Health Collective de Nova Yourk, está creditado também ao Brasil, pelo fato de ter sido produzido pela The Youth, que tem sede em Curitiba.

Veja, a seguir, todos os cases brasileiros incluídos nos shortlists divulgados pelo Cannes Lions até domingo, dia 16

Audio & Radio

Design

Digital Craft

Direct

Entertainment

Entertainment for Gaming

Entertainment for Music

Entertainment for Sport

Film Craft

Glass

Health & Wellness

Industry Craft

Innovation

Media

Outdoor

Pharma

PR

Print & Publishing

Social & Influencer

Titanium

Publicidade

Compartilhe