AlmapBBDO lidera ranking de finalistas brasileiros
Agência tem 40 chances de Leões nas 20 competições que divulgaram shortlists até domingo; na sequência aparecem DM9 (com 27 chances), VML (21), Africa Creative (18) e Gut (15)
AlmapBBDO lidera ranking de finalistas brasileiros
BuscarAgência tem 40 chances de Leões nas 20 competições que divulgaram shortlists até domingo; na sequência aparecem DM9 (com 27 chances), VML (21), Africa Creative (18) e Gut (15)
Alexandre Zaghi Lemos
16 de junho de 2024 - 8h56
A AlmapBBDO é a agência brasileira com mais chances de Leões até agora na 71ª edição do Festival Internacional de Criatividade, que começa oficialmente nesta segunda, dia 17, e vai até sexta, dia 21, em Cannes, na França. No total, o evento tem 30 áreas de premiações, das quais 20 já divulgaram seus finalistas — a Almap disputa Leões em 16 delas.
Considerando os shortlists já divulgados oficialmente, a AlmapBBDO tem 40 chances de Leões, algumas delas com campanhas de grande repercussão no Brasil. O filme “Tormenta”, criado para a campanha de Dia das Mães de O Boticário, com produção da MyMama e direção de cena de Kid Burro, aparece com três menções no shortlist de Film Craft e uma no de Glass. O comercial “Gerações”, desenvolvido para a ação que comemorou os 70 anos de Brasil da Volkswagen, e causou comoção no ano passado ao reviver Elis Regina com a ajuda de inteligência artificial, concorre aos Leões de Social & Influencer, Entertainment for Music e PR, sendo que nesta última área tem três chances de Leões.
Após a AlmapBBDO, o ranking de agências brasileiras com mais chances de Leões forma seu top 5 com: DM9, que soma 27 chances nas 20 competições que já divulgaram shortlists; VML, que tem 21 chances de Leões e a campanha com participação brasileira mais mencionada até aqui (“Thanks for Coke-Creating”, para a Coca-Cola, num esforço que uniu escritórios da rede em quatro países); Africa, com 18 chances; e Gut, com 15.
No total, 25 agências brasileiras aparecem nos 20 shortlists já divulgados. A produtora The Youth aparece com duas chances de Leões em Film Craft com o filme “Ashe Versus”, creditado nesta área ao Brasil e aos Estados Unidos. O trabalho foi criado pela TBWA\Health Collective de Nova Yourk, agência onde há vários brasileiros atuando, como os criativos Bruno Bomediano, Victor Toyofuku e Tiago Pinheiro e o head de estratégia planejador Rogério Colantuono, e é finalista também em Health & Wellness, área onde o case é creditado apenas aos Estados Unidos, por não estar restrito ao filme produzido pela empresa brasileira.
As chances de Leões são diferentes do total de menções nos shortlists porque, na hora de conceder os prêmios, os júris de Cannes agrupam as peças de uma mesma campanha que estejam concorrendo na mesma subcategoria.
Agências brasileiras e as chances de Leões de cada uma delas:
1ª AlmapBBDO (40)
2ª DM9 (27)
3ª VML (21)
4ª Africa Creative (18)
5ª Gut (15)
6ª Le Pub (10)
7ª BETC Havas (8)
7ª Soko (8)
9ª Artplan (7)
10ª FCB (5)
10ª Galeria (5)
10ª Lew’Lara\TBWA (5)
13ª Isla (4)
14ª David (3)
14ª We (3)
16ª Grey (2)
16ª Leo Burnett Tailor Made (2)
16ª The Youth* (2)
19ª AKQA (1)
19ª Ampfy (1)
19ª Havas Health (1)
19ª Jogo (1)
19ª Monkey-Land (1)
19ª Publicis Brasil (1)
19ª Wieden+Kennedy (1)
19ª WMcCann (1)
*Na área de Film Craft, o comercial “Ashe Versus”, criado pela TBWA\Health Collective de Nova Yourk, está creditado também ao Brasil, pelo fato de ter sido produzido pela The Youth, que tem sede em Curitiba.
Compartilhe
Veja também
Brasil sobe para a segunda posição no Lions Creativity Report
País ocupa segundo lugar depois de seis anos consecutivos na terceira colocação do relatório anual do Lions
Veja ranking atualizado das brasileiras mais premiadas na história de Cannes
Gut sobre da 19ª para a 14ª colocação; e, nos três primeiros lugares, a Almap acumula 276 troféus; a Ogilvy mantém 158 Leões; e a DM9, brasileira mais premiada em 2024, salta de 137 para 153 troféus