Brasil tem 194 chances de Leões nas 23 áreas que anunciaram finalistas
VMLY&R, AlmapBBDO, Africa, AKQA e Gut lideram ranking brasileiro de agências nos shortlists; Ambev e Vivo são os anunciantes mais indicados
Brasil tem 194 chances de Leões nas 23 áreas que anunciaram finalistas
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Alexandre Zaghi Lemos
19 de junho de 2023 - 5h55
O Brasil começa a 70ª edição do Cannes Lions, que iniciou oficialmente nesta segunda, 19, e vai até sexta, 23, com 194 chances de conquistar prêmios nas 23 áreas do festival que já divulgaram seus shortlists. No total, são 30 competições, com as listas de finalistas que faltam programadas para serem anunciadas nestas terça e quarta.
Na manhã desta segunda, foram divulgados em Cannes os shortlists de Brand Experience & Activation, com 20 finalistas brasileiros; Creative B2B, com 7 menções ao Brasil; e Creative Data, com 3 indicações para o mercado nacional, todas as três para a AKQA.
Considerando as 23 áreas que já anunciaram finalistas oficialmente, a Ambev é o anunciante brasileiro mais indicado, com 23 finalistas para ações de Brahma, Budweiser, Guaraná Antarctica, Stella Artois, Skol, Beck’s e Zé Delivery. “The Exiled Team”, da Africa Creative para Brahma, é a ação mas indicada da Ambev, com 7 menções em Entertainment for Sport (4), Outdoor, Brand Experience & Activation e Social & Influencer.
O segundo anunciante com mais menções nos shortlists é a Vivo, com 14 finalistas, sendo 9 indicações para o curta-metragem “Buscapé”, da VMLY&R, assinado também pela Motorola, que aparece em Film Craft (6), Media (2) e Entertainment. Na segunda posição de campanha brasileira mais indicada há um empate entre “O custo do ouro”, da DM9 para Urihi Associação Yanomami, mencionada 8 vezes em Design (2), Media (2), PR (2), Direct e Social & Influencer; e “Cartão da Transparência”, da AKQA São Paulo para Congresso em Foco, também com 8 finalista em Digital Craft (2), Direct (2), Creative Data (2), Titanium e Innovation.
As agências brasileiras com mais chances de Leões até agora, considerando todas as 23 áreas que já divulgaram shortlists oficialmente, são: VMLY&R (28), AlmapBBDO (27), Africa (25), AKQA (17) e Gut (16). Na sequência, o ranking de shortlists brasileiros tem FCB (12), DM9 (11), Soko (10), Le Pub (9), Ogilvy (7), David e Grey (6 cada), W+K e TikTok (4 cada), Artplan e BETC Havas (3 cada) e Coala Lab, Druid e Publicis Leon (2 cada). Com um finalista cada, aparecem: Bora Brasil, DPZ, Galeria, Lew’Lara\TBWA, Leo Burnett Tailor Made, Media Monks e Oliver.
As competições em que o Brasil tem mais finalistas são Social & Influencer (21), Brand Experience & Activation (20), Media e Outdoor (15 em cada) e a estreante Entertainment for Gaming (13). Os resultados oficiais começam a ser revelados nesta segunda à noite em Cannes, quando serão entregues os Leões de Outdoor, Print & Publishing, Radio & Audio, Health & Wellness e Pharma. A área de Pharma foi a única das 23 que já divulgaram shortlists que não teve nenhuma agência brasileira finalista.
Confira nos links todos os finalistas brasileiros nos 23 shortlists já divulgados pelo Cannes Lion 2023:
Brand Experience & Activation
Creative B2B
Creative Data
Design
Digital Craft
Direct
Entertainment
Entertainment for Gaming
Entertainment for Music
Entertainment for Sport
Film Craft
Glass
Health & Wellness
Industry Craft
Innovation
Media
Outdoor
Pharma (não houve agências brasileiras finalistas nessa área)
PR
Print & Publishing
Radio & Audio
Social & Influencer
Titanium
Veja as campanhas brasileiras líderes em indicações até o momento: “Buscapé”, curta-metragem da VMLY&R para Vivo e Motorola, que aparece nove vezes como finalista, em Film Craft (6), Media (2) e Entertainment; “O custo do ouro”, da DM9 para Urihi Associação Yanomami, mencionada oito vezes em Design (2), Media (2), PR (2), Direct e Social & Influencer; e “Cartão da Transparência”, da AKQA São Paulo para Congresso em Foco, também com 8 menções em Digital Craft (2), Direct (2), Creative Data (2), Titanium e Innovation.
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