Casa indestrutível e roupas feitas de abacaxi: as ideias de Innovation
Categoria celebra as novas propostas de tecnologia e negócios das marcas para ajudar a resolver questões de negócios e da sociedade
Casa indestrutível e roupas feitas de abacaxi: as ideias de Innovation
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Bárbara Sacchitiello
23 de junho de 2022 - 8h43
A revelação dos vencedores da categoria Innovation costuma ser o dia em que o Cannes Lions apresenta as propostas mais diferentes e inusitadas do Festival. Em 2022, os jurados da categoria foram bastante rigorosos e concederam apenas quatro troféus (1 Ouro, 1 Prata, 1 Bronze e o Grand Prix) para a categoria, criada com a proposta de celebrar protótipos e ideias que propõem transformações no uso de produtos ou serviços e até mesmo na maneira como as pessoas vivem. Os trabalhos de Innovation, geralmente, ainda não foram colocados em prática em escala maior e a ideia de trazê-los ao Festival é, justamente, ampliar a divulgação daquela ideia para torná-la tangível.
Neste ano, o júri destacou quatro ideias que propõem soluções bem diferentes. O case vencedor do Grand Prix apresentava a proposta de algo que poderia ser a solução para boa parte dos problemas que as populações de várias partes do mundo enfrentam: uma casa resistente ao fogo, ventos, enchentes e quaisquer outras intempéries.
O trabalho foi uma ideia da Leo Burnett de Sydney, na Australia, para a companhia de seguros Suncorp e envolveu o trabalho de diversos especialistas em arquitetura, engenharia, design e outras disciplinas. A “Weather Resilient Housing” é um protótipo, construído na Australia e que, segundo o presidente do júri, Cleve Gibbon, CTO da Wunderman Thompson dos Estados Unidos, precisa de investimentos para ser escalável, mas se mostrou uma solução criativa. “Essa categoria mostra que não existe inovação sem parcerias. As empresas precisam trabalhar unidas e se ajudar para apresentar projetos que possam ser, de fato, inovadores”, declarou.
O case vencedor do Ouro na categoria trouxe a ideia de um possível resgate do passado e da possibilidade de reviver experiências por meio da tecnologia. A FCB de Nova York, junto à marca de cerveja Michelob Ultra, usou recursos sofisticados de tecnologia para criar uma partida inédita de tênis: o ex-tenista estadunidense John Patrick McEnroe, voltou às quadras para enfrentar ele próprio, mais jovem.
A ação criou diversas ferramentas inteligentes de captação de movimentos, que estudaram o comportamento do tenista em quadra no passado e os reproduziram em uma máquina, movida por censores. A partida foi exibida na televisão dos EUA.
A categoria também celebrou a solução apresentada pela agência VMLY&R, de Mumbai, para a questão da epidemia de dengue na Índia. Os criativos ajudaram a desenvolver, junto à empresa Maxx Flash, um kit de inseticidas com diferentes funções, para serem usados dentro e fora das casas. No ambiente exterior, ele funciona como exterminador das larvas do mosquito depositada em água parada e, internamente, libera um odor que fasta o mosquito transmissor da doença. Esse case já havia recebido Grand Prix na categoria Health & Welness.
O troféu de Bronze em Innovation também conquistou Grand Prix em Cannes neste ano (na categoria Creative Business Transformation). A ideia, chamada Piñatex, introduziu uma nova ordem na distribuição da marca produtora de abacaxis Ananas Anam, das Filipinas. Os talos dos frutos, que geralmente eram descartados, foram reaproveitados e transformados em fibras de tecidos, que já vêm sendo utilizados na cadeia de produção de grandes marcas de luxo do mundo.
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