Academia Criativa dentro da Academia Criativa
Cannes é a grande Academia Criativa do mercado publicitário - mesmo fora do campus, é uma escola
Academia Criativa dentro da Academia Criativa
BuscarCannes é a grande Academia Criativa do mercado publicitário - mesmo fora do campus, é uma escola
13 de junho de 2025 - 16h22
No aeroporto embarcando para Cannes e refletindo um pouco sobre tudo o que esse festival representa. Exaltado, problematizado, e totalmente impossível de ser ignorado por qualquer um que se aproxime da borda do mercado publicitário. Para essas pessoas, Cannes tem uma força gravitacional. Para todas as outras, vale sempre a ressalva: “não, não é o festival de cinema”.
Cannes é muita coisa. Uma premiação com um universo girando ao seu redor. Capaz de mudar carreiras, em vários níveis – dependendo de certa sorte, e também de outros fatores que têm mais a ver com esforço e competência. Responsável por subir o crivo criativo, fazer pensar diferente e além, mas também sempre oferecendo certo perigo de te confundir: “qual o objetivo final desse meu trabalho mesmo?” Cannes é muita coisa.
Esse ano, estou indo com um objetivo muito específico: participar da Cannes Lions Creative Academy. Essa academia acontece todos os anos, em um campus dentro do festival. O programa oferece aulas e palestras com líderes do mercado do mundo inteiro, para uma turma de 30 jovens criativos, também do mundo inteiro. Nas últimas semanas, estive em contato com os reitores do curso e meus futuros colegas, e sinto um certo frio na barriga, como se fosse meu primeiro dia de aula. Estou indo estudar.
Esse objetivo me deixa especialmente animada, e me ajuda a concluir essa breve reflexão: pra mim, essa é a maior vocação do festival. Mesmo fora do campus, Cannes é uma escola. Um momento no ano em que a gente olha para o que está sendo feito no mundo inteiro, estuda, se inspira e aprende. Uma oportunidade de retomar o olhar curioso de estudante e aprender com o trabalho dos outros. Cannes é a grande Academia Criativa do mercado publicitário.
E sobre a Creative Academy mesmo – a que acontece do lado de dentro do campus, ainda preciso viver para contar como é. Até aqui, a julgar pelo meu colega que mostrou no Zoom sua agência incrível no Quênia, com vista para a Savana e estrutura disponível para qualquer criativo do país; e minha colega do Texas que, com uma mensagem fofa no Whatsapp, relaxou minha ansiedade de vôo, o que posso dizer é que sinto que vou aprender mais do que propaganda.
Compartilhe
Veja também