Assinar

Como um leão acompanha essa evolução?

Buscar

Cannes Lions

17 a 21 de junho de 2024 | Cannes - França
Diário de Cannes

Como um leão acompanha essa evolução?

Neste mundo tão acelerado, a tecnologia é a causadora dessa constante evolução e um efeito incontrolável em todos os aspectos na sociedade


16 de junho de 2023 - 14h33

As boas ideias podem acompanhar a rapidez da informação? Como podemos premiá-las sendo que a maioria pode estar ultrapassada?

Essas foram duas perguntas que eu me fiz recentemente como membro do júri na categoria digital Craft neste ano, afinal, estamos em um momento marcado pela alta transformação de conteúdos, devido ao advento da inteligência artificial em grande escala e à notoriedade que esse assunto sustenta.

Neste mundo tão acelerado, a tecnologia é a causadora dessa constante evolução e um efeito incontrolável em todos os aspectos na sociedade. No entanto, quando se trata de premiar cases nos festivais de propaganda, na maior parte do tempo nos deparamos com um paradoxo intrigante: enquanto as transformações tecnológicas ocorrem em um ritmo desenfreado, a premiação de ideias nos eventos parece não acompanhar o mesmo passo. Há seis meses, o Midjourney não é mais o mesmo. A evolução do ChatGPT quebra paradigmas e assusta países que proíbem o seu uso.

Cannes, por exemplo, desempenha um papel crucial no reconhecimento e na celebração das ideias criativas e inovadoras. É um espaço onde profissionais e marcas podem mostrar seus trabalhos, compartilhar experiências e se inspirar mutuamente. Mas o que eu vejo com frequência é que alguns projetos estão mais focados na execução e no impacto imediato de uma campanha do que em valorizar o conceito por trás dela. Como efeito disso, cria-se um descompasso entre a velocidade das transformações tecnológicas e a premiação de campanhas inovadoras. Precisamos ir além: não apenas utilizar a tecnologia, mas envolvê-la a serviço de uma criação.

Estamos no início do festival, e uma reflexão a que eu convido os meus colegas do júri é: como questionar se estamos premiando adequadamente as criações inovadoras nos festivais de propaganda e com que rapidez estamos acompanhando o excesso de tecnologia e de informações que chega até nós?

Para acompanhar a velocidade transformadora, é crucial valorizar e reconhecer a importância do pensamento estratégico por trás das campanhas e da aplicação criativa das novas tecnologias. Ao alinhar a premiação de criações inovadoras com a velocidade das mudanças tecnológicas, poderemos impulsionar uma criatividade única e garantir que a indústria da comunicação e do marketing esteja preparada para enfrentar os desafios do futuro. Não é só o Leão que terá que andar mais rápido. Somos nós que teremos que andar ao lado dessa evolução, porque publicidade é atenção e por isso precisa ser criativa. E, hoje, tecnologia e criatividade andam lado a lado.

Publicidade

Compartilhe

Veja também