Lions Health tem 4 Leões ao Brasil, vacinas e ausência de GP
Um dos favoritos do ano, Meet Graham leva GP em Health; Ogilvy, AlmapBBDO e Little George são premiadas
Lions Health tem 4 Leões ao Brasil, vacinas e ausência de GP
BuscarUm dos favoritos do ano, Meet Graham leva GP em Health; Ogilvy, AlmapBBDO e Little George são premiadas
Bárbara Sacchitiello
17 de junho de 2017 - 16h15
O Lions Health, área do Festival dedicada a celebração de trabalhos criativos nas áreas de saúde, bem-estar e farmácia, revelou os vencedores de suas duas categorias – Health & Wellness e Pharma – neste sábado, 17.
O Brasil conquistou, ao todo, 4 Leões de oito cases emplacados no shortlist. Em Pharma, o País recebeu o primeiro Leão de Ouro deste ano. A agência vencedora foi a Ogilvy Brasil, pelo case “VR Vaccine”, desenvolvida para o Laboratório Hermes Pardini. O trabalho usava realidade virtual para mostrar uma animação lúdica às crianças no momento em que elas eram vacinadas. O case ainda recebeu um Leão de Prata, na mesma categoria. O desempenho do Brasil em Pharma foi superior ao de 2016, quando apenas a F.Biz conquistou um Leão de Prata.
O júri de Pharma decidiu não conceder Grand Prix neste ano. June Laffey, diretora executiva de criação da McCann Health, presidiu os trabalhos do júri e explicou que, embora a qualidade das peças fosse excelente, a maioria dos cases inscritos eram relativos a serviços públicos e não a anunciantes (critério usado para o Festival para delimitar as peças que concorrem ao Grand Prix). “Tivemos um shortlist muito forte e cases realmente de muita qualidade, mas decidimos que, para ser um Grand Prix, tinha de ser algo feito por uma marca e não uma campanha que divulgasse um serviço público. Queremos estimular e encorajar a indústria farmacêutica a fazer grandes trabalhos”, declarou a presidente do júri.
Health & Wellness
Em Health & Wellness, um dos cases listados pelos criativos brasileiros como favorito ao Cannes Lions deste ano mostrou sua força. “Meet Graham”, criado pela Clemenger BBDO, da Austrália, para a Comissão de Acidentes e Transportes, conquistou o Grand Prix. “Esse case mostra como os dados e a tecnologia podem ser úteis para a indústria criativa. O trabalho passa uma mensagem forte e importante que mostra o quanto a indústria de Health evoluiu nos últimos anos”, analisou Mike Rogers, sócio criativo da Serviceplan Health and Life, responsável por presidir o júri. Além do GP, a campanha australiana ganhou outros 5 Leões (1 Ouro, 3 Pratas e 1 Bronze) Veja o GP:
Na categoria, o Brasil recebeu dois prêmios: um Leão de Bronze para a Little George (pelo case “Histórias Seguras – Guerreiros da Amazônia”, para Ananse) e outro Bronze para a AlmapBBDO (pelo trabalho “Iris & Thula”, para Pet Mars). A performance brasileira na categoria foi inferior ao ano passado, quando o País conquistou 4 troféus. Veja os cases brasileiros premiados deste ano:
Representando o Brasil na categoria, o jurado Diego Freitas, diretor de criação da Havas Life, comentou que a participação do País na área cresceu muito e que o esquema de julgamento de peças pode ter atrapalhado um pouco a quantidade de prêmios recebidas pelo País. “A maior parte das peças brasileiras que vi nas análises prévias não chegaram ao long list. Acredito que, se tivéssemos a oportunidade de debater a respeito delas, talvez conseguíssemos mais prêmios. Mas isso não é um problema e nem uma crítica ao Festival, afinal todas as categorias também fazem esse julgamento prévio há muito tempo. No geral, considero a qualidade das peças muito boas”, resumiu Freitas.
Grand Prix for Good
O Lions Health também possui uma premiação especial para as campanhas do Terceiro Setor (feitas para associações ou entidades públicas). Neste ano, o vencedor do Grand Prix for Good foi um case indiano – da McCann Health de Nova Déli – criado para o Ministério de Saúde Pública do Afeganistão. “Immunity Charm” procurou, através de uma pulseira, ampliar a conscientização sobre a vacinação infantil naquele país.
Compartilhe
Veja também
Brasil sobe para a segunda posição no Lions Creativity Report
País ocupa segundo lugar depois de seis anos consecutivos na terceira colocação do relatório anual do Lions
Veja ranking atualizado das brasileiras mais premiadas na história de Cannes
Gut sobre da 19ª para a 14ª colocação; e, nos três primeiros lugares, a Almap acumula 276 troféus; a Ogilvy mantém 158 Leões; e a DM9, brasileira mais premiada em 2024, salta de 137 para 153 troféus