No ano do Brasil em Cannes, relembre os Grand Prix do País
Desde 1993, Brasil conquistou 20 vezes o prêmio máximo para campanhas no festival; AlmapBBDO e AKQA são as agências mais vitoriosas, com três GPs cada
No ano do Brasil em Cannes, relembre os Grand Prix do País
BuscarDesde 1993, Brasil conquistou 20 vezes o prêmio máximo para campanhas no festival; AlmapBBDO e AKQA são as agências mais vitoriosas, com três GPs cada
Giovana Oréfice
12 de junho de 2025 - 17h22
“Errata”: case da AlmapBBDO para Johnnie Walker, com Alaíde Costa, conquistou Grand Prix em Cannes em 2024, na categoria Entertainment Lions for Music (Crédito: Divulgação)
O Brasil é uma potência criativa no Festival Internacional de Criatividade de Cannes. O País já inscreveu mais de 56 mil peças, que renderam mais de 1.900 Leões ao País, dos quais 20 são Grand Prix. Considerando a edição do ano passado, o Brasil está no top 3 dos países mais premiados, atrás apenas de Estados Unidos e Reino Unido. O desempenho justifica o fato do Brasil ser o escolhido para ser o primeiro homenageado com a distinção Creative Country of the Year, instituída pelo eveno em 2025. A organização atribui a homenagem ao “comprometimento do País com a criatividade e desempenho contínuo e excepcional no Cannes Lions”.
As agências brasileiras que mais conquistaram GPs na história do Cannes Lions foram AlmapBBDO (3), AKQA (3), Ogilvy (2), África Creative (2) e Gut (2).
O primeiro deles foi “Umbigo”, da DM9 para Guaraná Antarctica Diet, em 1993. O anúncio associava o refrigerante à uma boa forma física. A criação foi de Marcello Serpa e a direção de criação de Nizan Guanaes.
No ano passado, o case “Tá na Mão”, da Gut para o Mercado Livre, garantiu o segundo Grand Prix de Media para o Brasil, após o premiado “Air Max Grafitti Stories”, da AKQA São Paulo para a Nike, em 2019. Já “Errata”, da AlmapBBDO para Johnnie Walker, da Diageo, foi o terceiro GP do Brasil em Entertainment for Music, após “Bluesman”, da AKQA para Baco Exu do Blues, em 2019, e “Parada no Feed”, da Gut para Mercado Livre, em 2021.
A seguir, relembre todos os Grand Prix brasileiros da história do Cannes Lions:
“Umbigo”, da DM9 para Guaraná Antarctica Diet (Press & Outdoor)
(Crédito: Reprodução)
“Braille”, da AgênciaClick para Banco de Olhos de São Paulo (Cyber)
(Crédito: Reprodução)
“Monitor”, da DM9DDB para a cola Super Bonder, da Henkel (Cyber)
“Música. Entenda do que é feita”, da AlmapBBDO para a revista Billboard (Press)
“Rádio repelente”, da Talent para a revista Go Outside (Radio)
“Retratos da Real Beleza”, da Ogilvy & Mather para Dove, da Unilever (Titanium)
“Fãs imortais”, da Ogilvy & Mather para Sport Club Recife (Promo & Activation)
“Anúncio protetor”, da FCB Brasil para Nivea (Mobile)
“100”, da F/Nazca S&S e Stink para Leica Gallery (Film)
“Tagwords”, da Africa para Budweiser, da AB Inbev (Print & Publishing)
“Detector de corrupção”, da Grey para Reclame Aqui (Mobile)
“Air Max Graffiti Stores”, da AKQA São Paulo para Nike (Media)
(Crédito: Reprodução)
“Bluesman”, da AKQA São Paulo, Coala.lab, Stink Films e Satelite Audio para Baco Exu do Blues (Entertainment for Music)
“Salla 2032”, da Africa para House of Lapland (Entertainment for Sport)
(Crédito: Reprodução)
“Eu Sou”, da VMLY&R para Starbucks (Glass)
“Parada no Feed”, da Gut para Mercado Livre (Entertainment for Music)
“Never Done Evolving”, da AKQA São Paulo para Nike (Digital Craft)
“TERR4”, da AlmapBBDO para B3 e Nações Unidas (Creative B2B)
(Crédito: Divulgação)
“Tá na mão”, da Gut para Mercado Livre
“Errata”, da AlmapBBDO para Johnnie Walker (Entertainment for Music)
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