Assinar

No ano do Brasil em Cannes, relembre os Grand Prix do País

Buscar

Cannes Lions

16 a 20 de junho de 2025 | Cannes França
Cannes

No ano do Brasil em Cannes, relembre os Grand Prix do País

Desde 1993, Brasil conquistou 20 vezes o prêmio máximo para campanhas no festival; AlmapBBDO e AKQA são as agências mais vitoriosas, com três GPs cada


12 de junho de 2025 - 17h22

"Errata": case de Johnnie Walker com Alaíde Costa deu Grand Prix de Cannes para a AlmapBBDO

“Errata”: case da AlmapBBDO para Johnnie Walker, com Alaíde Costa, conquistou Grand Prix em Cannes em 2024, na categoria Entertainment Lions for Music (Crédito: Divulgação)

O Brasil é uma potência criativa no Festival Internacional de Criatividade de Cannes. O País já inscreveu mais de 56 mil peças, que renderam mais de 1.900 Leões ao País, dos quais 20 são Grand Prix. Considerando a edição do ano passado, o Brasil está no top 3 dos países mais premiados, atrás apenas de Estados Unidos e Reino Unido. O desempenho justifica o fato do Brasil ser o escolhido para ser o primeiro homenageado com a distinção Creative Country of the Year, instituída pelo eveno em 2025. A organização atribui a homenagem ao “comprometimento do País com a criatividade e desempenho contínuo e excepcional no Cannes Lions”.

As agências brasileiras que mais conquistaram GPs na história do Cannes Lions foram AlmapBBDO (3), AKQA (3), Ogilvy (2), África Creative (2) e Gut (2).

O primeiro deles foi “Umbigo”, da DM9 para Guaraná Antarctica Diet, em 1993. O anúncio associava o refrigerante à uma boa forma física. A criação foi de Marcello Serpa e a direção de criação de Nizan Guanaes.

No ano passado, o case “Tá na Mão”, da Gut para o Mercado Livre, garantiu o segundo Grand Prix de Media para o Brasil, após o premiado “Air Max Grafitti Stories”, da AKQA São Paulo para a Nike, em 2019. Já “Errata”, da AlmapBBDO para Johnnie Walker, da Diageo, foi o terceiro GP do Brasil em Entertainment for Music, após “Bluesman”, da AKQA para Baco Exu do Blues, em 2019, e “Parada no Feed”, da Gut para Mercado Livre, em 2021.

A seguir, relembre todos os Grand Prix brasileiros da história do Cannes Lions:

1993

“Umbigo”, da DM9 para Guaraná Antarctica Diet (Press & Outdoor)

(Crédito: Reprodução)

2000

“Braille”, da AgênciaClick para Banco de Olhos de São Paulo (Cyber)

(Crédito: Reprodução)

2005

“Monitor”, da DM9DDB para a cola Super Bonder, da Henkel (Cyber)

2010

“Música. Entenda do que é feita”, da AlmapBBDO para a revista Billboard (Press)

2012

“Rádio repelente”, da Talent para a revista Go Outside (Radio)

2013

“Retratos da Real Beleza”, da Ogilvy & Mather para Dove, da Unilever (Titanium)

“Fãs imortais”, da Ogilvy & Mather para Sport Club Recife (Promo & Activation)

2014

“Anúncio protetor”, da FCB Brasil para Nivea (Mobile)

2015

“100”, da F/Nazca S&S e Stink para Leica Gallery (Film)

2018

“Tagwords”, da Africa para Budweiser, da AB Inbev (Print & Publishing)

“Detector de corrupção”, da Grey para Reclame Aqui (Mobile)

2019

“Air Max Graffiti Stores”, da AKQA São Paulo para Nike (Media)

(Crédito: Reprodução)

“Bluesman”, da AKQA São Paulo, Coala.lab, Stink Films e Satelite Audio para Baco Exu do Blues (Entertainment for Music)

2021

“Salla 2032”, da Africa para House of Lapland (Entertainment for Sport)

(Crédito: Reprodução)

“Eu Sou”, da VMLY&R para Starbucks (Glass)

“Parada no Feed”, da Gut para Mercado Livre (Entertainment for Music)

(Crédito: Divulgação)

2023

“Never Done Evolving”, da AKQA São Paulo para Nike (Digital Craft)

“TERR4”, da AlmapBBDO para B3 e Nações Unidas (Creative B2B)

(Crédito: Divulgação)

2024

“Tá na mão”, da Gut para Mercado Livre

“Errata”, da AlmapBBDO para Johnnie Walker (Entertainment for Music)

Publicidade

Compartilhe