No último dia, Brasil ganha somente 2 Leões de Bronze e zera em Film
Conquistas de Bronzes são de AlmapBBDO, em Glass, e Africa, em Sustainable Development Goals; ausência de Leão em Film é inédita na história da participação do País no festival
No último dia, Brasil ganha somente 2 Leões de Bronze e zera em Film
BuscarConquistas de Bronzes são de AlmapBBDO, em Glass, e Africa, em Sustainable Development Goals; ausência de Leão em Film é inédita na história da participação do País no festival
Alexandre Zaghi Lemos
21 de junho de 2024 - 9h29
“Instinto Paterno”, da AlmapBBDO para O Boticário conquista Leão de Bronze em Glass (crédito: reprodução)
Embora tenha encerrado sua participação nas 30 competições do Cannes Lions 2024 com boa performance, totalizando 92 Leões, o Brasil vive um anticlímax neste último dia de festival. Além de ter saído sem nenhum prêmio nas duas áreas mais aguardadas do evento, Film e Titanium, o País conquistou apenas dois Leões de Bronze nas premiações que entregam troféus nesta sexta-feira, dia 21. A ausência de Leão em Film é inédita, na história da participação do Brasil no festival.
Em Glass, a AlmapBBDO e O Boticário ganharam Bronze por “Instinto Paterno”. Essa é uma das áreas em que os finalistas são apresentados ao vivo por executivos das agências e dos anunciantes ao júri, em uma das salas do Palais des Festivals, com presença de público. A diretora executiva de branding e comunicação do Grupo Boticário, Marcela de Masi, participou da apresentação do case brasileiro e contou sua experiência no blog coletivo Diário de Cannes. O resultado de 1 Bronze em Glass é igual ao alcançado pelo mercado brasileiro no ano passado.
Já na competição de Sustainable Development Goals, o desempenho piorou de 1 Ouro, 1 Prata e 1 Bronze em 2023 para apenas 1 Bronze em 2024 para o case “Reviews”, da Africa Creative para Heinz.
As áreas de Film e Titanium se comprovaram como duas das mais difíceis para a publicidade brasileira. Em Titanium, o Brasil só conseguiu ser premiado duas vezes: no ano passado, com “Bring home the bud”, desenvolvido pelos escritórios da Wieden + Kennedy de Nova York e São Paulo e pela Africa Creative; e em 2013, quando o País recebeu o Grand Prix da área, com “Retratos da Real Beleza”, da Ogilvy para Dove, da Unilever – até hoje a ação brasileira mais premiada da história do festival, com 18 troféus. Em 2024, três cases brasileiros foram finalistas em Titanium.
Na competição de Film, que deu origem ao Cannes Lions, o Brasil sai com gosto amargo da edição deste ano: desde que começou a participar do evento, em 1971, é a primeira vez que o País sai sem nenhum Leão. Embora a performance do Brasil tenha caído nas últimas edições, houve as conquistas de 1 Prata em 2023, 2 Bronzes em 2022 e 1 Prata e 5 Bronzes em 2021. O último Leão de Ouro da publicidade brasileira em Film é de 2019. Em 2014, dois filmes nacionais estiveram entre os finalistas.
Leão de Bronze em Glass: “Instinto Paterno”, da AlmapBBDO para O Boticário
Leão de Bronze em Sustainable Development Goals: “Reviews”, da Africa Creative para Heinz
Compartilhe
Veja também
COP30 e o papel da publicidade no combate às crises
Com ONU e Unesco, Governo brasileiro lança fundo pela integridade da informação sobre Mudanças Climáticas e convida ecossistema da indústria à transparência e ações conjuntas
Dez momentos marcantes do Brasil no Cannes Lions 2025
Da melhor performance da história ao Grand Prix investigado, 72ª edição do Festival Internacional de Criatividade teve fortes emoções para as concorrentes brasileiras