Pratas e Bronzes: mais 15 Leões para o Brasil nas premiações de terça-feira
DM9, Le Pub, Artplan, Gut, Almap, Galeria, Isla, Soko e The Youth são premiadas no segundo dia do Cannes Lions, mas expectativa é por Grand Prix e Ouros que serão entregues à noite
Projeto de transmissão de jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo de futebol feminino pelo app de entregas iFood dá Leão de Prata para a DM9 em Entertainment for Sport (Crédito: Reprodução)
No segundo dia de premiações do Cannes Lions 2024, as agências brasileiras já garantiram mais 15 Leões para o País, sendo 4 de Prata e 11 de Bronze. Os Grand Prix e Ouros também já foram informados para a imprensa, mas sob embargo até o momento da entrega dos prêmios na cerimônia de hoje à noite.
A DM9 conquistou 1 Prata e 4 Bronzes, com destaque para o case “Hutukara”, para Salgueiro e Urihi Yanomami, vencedor de Bronzes em Entertainment, Entertainment for Music e Industry Craft. Também foram premiadas: Le Pub (1 Prata e 1 Bronze), Artplan (1 Prata), Gut (1 Prata), AlmapBBDO (2 Bronzes), Galeria, Isla, Soko e The Youth (todas com 1 Bronze cada).
A organização do festival mudou este ano a sua política de divulgação, passando a liberar a publicação antecipada dos vencedores de Pratas e Bronzes, mas mantendo o embargo à imprensa para Ouros e Grand Prix, até que sejam entregues nas cerimônias do Palais des Festivals todas as noites.
Esperando Grand Prix
Enquanto aguarda a entrega do Grand Prix de Entertainment for Music, a AlmapBBDO comemora o primeiro Leão para a sua campanha “Gerações”, desenvolvido para a ação que comemorou os 70 anos de Brasil da Volkswagen, e causou comoção no ano passado ao reviver Elis Regina com a ajuda de inteligência artificial, vencedor de Bronze. Nesta mesma competição de Entertainment for Music, a Gut conquistou Prata com “The Forbidden Gift Shop”, para Mercado Livre; e a DM9, Bronze para “Hutukara”, para Salgueiro e Urihi Yanomami.
Em Entertainment Lions for Gaming, houve 1 Prata e 1 Bronze para “The Gaming Fridge”, cocriação entre os escritórios da Le Pub de Milão e de São Paulo para a Heineken. E, em Entertainment, dois Bronzes para “Hutukara”, para Salgueiro e Urihi Yanomami, e “The Princess and The Crown”, da Soko para Sunsilk.
Design, Film Craft e Industry Craft: esperando Ouros
As concorrentes brasileiras ainda receberão, na cerimônia de hoje à noite, mais três Ouros, nas áreas de Design, Film Craft e Induztry Craft. Em Design, houve também 1 Leão de Prata, para “Atacama Fashion Week”, da Artplan para Desierto Vestido & Fashion Revolution; e 1 Leão de Bronze, para “Blood Aid”, da DM9 para Dasa.
Em Film Craft, enquanto aguarda a entrega de Ouro na cerimônia da noite, a produtora The Youth, que tem sede em Curitiba, já comemora 1 Leão de Bronze pelo filme “Ashe Versus”, creditado pelo festival ao Brasil e aos Estados Unidos. O trabalho foi criado pela TBWA\Health Collective de Nova York, agência onde há vários brasileiros atuando, como os criativos Bruno Bomediano, Victor Toyofuku e Tiago Pinheiro e o head de estratégia planejador Rogério Colantuono.
O Brasil soma, ainda, outros dois Bronzes em Industry Craft, para “Hutukara”, para Salgueiro e Urihi Yanomami, e “Luzes Negras”, da AlmapBBDO para Bradesco Seguros, Goma, Empregue Afro e Museu Afro-UFBA.
Das categorias reveladas nesta terça-feira, dia 18, a única que não teve nenhum premiado brasileiro foi Digital Craft.