Um toque brasileiro em “Courage is Beautiful”
Diretora de criação global da Ogilvy UK, Juliana Paracencio conta detalhes do case que já ganhou dois GPs no Cannes Lions até o momento
Um toque brasileiro em “Courage is Beautiful”
BuscarDiretora de criação global da Ogilvy UK, Juliana Paracencio conta detalhes do case que já ganhou dois GPs no Cannes Lions até o momento
Renato Rogenski
23 de junho de 2021 - 17h46
Adequando causa e contexto, e utilizando o elemento da pele como significado para muitas histórias, incluindo a daqueles profissionais da saúde que lutam arduamente para salvar vidas desde o início da pandemia, as agências da Ogilvy em Londres e Toronto criaram em abril do ano passado a campanha “Courage is Beautiful”, para a Dove.
Ganhador de Grand Prix nas categorias de Print & Publishing e Industry Craft, além de outros cinco Leões no Cannes Lions deste ano, o case global veiculou um comercial de TV e peças on e off com uma série de fotografias emocionantes, que exibem as marcas dos equipamentos de EPIs estampados no rosto dos médicos e enfermeiros que atuaram na linha de frente do enfrentamento a doença.
O projeto contou com imagens reais de profissionais da saúde, registradas durante o auge da pandemia. Para além do discurso publicitário, a marca ainda informa ter doado aproximadamente US$ 2 milhões para a ONG Direct Relief, com verba destinada para a compra de EPIs, ventiladores e medicamentos para profissionais de saúde.
Por trás da construção em conjunto, está o trabalho de uma brasileira, a diretora de criação global da Ogilvy UK, Juliana Paracencio, que explicou mais detalhes sobre a campanha.
Meio & Mensagem – Como foi participar da criação de Courage is Beautiful?
Juliana Paracencio – Acredito que a minha maior participação na campanha foi na direção criativa, especialmente na direção de arte e no craft da campanha. Além disso, como tínhamos que atuar rápido e a nossa campanha não tinha atores ou modelos, mas sim médicos e médicas, enfermeiros e enfermeiras, de diferentes nacionalidades, e com marcas visíveis em seus rostos por causa dos equipamentos de proteção, as redes sociais e o mundo real se tornaram a nossa agência de casting. Então, em 72 horas, todos nós, não só nossos art buyers, mas nós, criativos, e também o nosso cliente, arregaçamos a manga e começamos a contatar os enfermeiros e doutores pelas redes sociais para convidá-los a participar da nossa campanha.
M&M – E como transcorreu esse processo, desde a busca de personagens reais até a veiculação da campanha?
Juliana – Graças a um incrível esforço de equipe, em pouco mais de uma semana, conseguimos contatar profissionais médicos de todo o mundo – e, como você pode imaginar, eles estavam extremamente ocupados com outras coisas. Em apenas alguns dias, produzimos, editamos e distribuímos o filme apresentando verdadeiros profissionais de saúde de primeira linha de várias nacionalidades. Esta foi uma campanha global, lançada na América do Norte, e depois lançada em 15 países diferentes. Algo que não teríamos sido capazes de fazer se não fosse por uma equipe incrível de criativos, compradores de arte, produtores, planejadores, gerentes de contas e nosso cliente, Dove.
M&M – Quais são os pontos mais potentes desse case?
Juliana – ‘Courage is beautiful’ foi uma campanha que marcou a pandemia. Nossa campanha foi mais do que um anúncio, foi um movimento. Por meio do uso de nossa hashtag #CourageisBeautiful, ajudamos as pessoas a prestar homenagem a esses médicos e enfermeiros que estavam arriscando a própria vida para salvar a nossa, dando uma dose de incentivo a esses profissionais de saúde.
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