Engajamento digital em debate

Buscar
Publicidade

Comunicação

Engajamento digital em debate

Case União Light ilustra painel do ProXXIma 2011 sobre como as estratégias digitais devem ser contempladas nas campanhas de marketing


4 de maio de 2011 - 3h27

Um dos cases apresentados nesta quarta-feira 4 no ProXXIma 2011 foi o de União Light. Após exibição conduzida por Fabiana Bruno, head of digital da PeraltaStrawberryFrog, o moderador Wagner Brenner, do Update or Die, fez um convite a reflexão sobre como agências e anunciantes devem encarar o uso de mídias digitais e redes sociais na construção dos briefings. Também participavam do painel Andréa Alvares, da PepsiCo, e Humberto Andrade, da Pirelli.

Para Fabiana, cabe à agência fazer o anunciante entender todas as ferramentas e ações digitais que uma campanha de comunicação integrada contempla. A executiva ressalta que mesmo que a campanha tenha uma data final, a interação com o usuário não deve ser interrompido.

De acordo com Andréa Alvares, os anunciantes estão em busca de ideias que sejam completas, sem distinção de mídias. A executiva ressalta que as estratégias digitais já estão recebendo mais atenção no planejamento de ações dentro da companhia e acredita que esse caminho se deve aos fatores agilidade e custos. Ela destaca que o profissional que trabalha com essas ferramentas deve ser um usuário ativo das redes sociais.

Humberto Andrade conta que a Pirelli está fazendo uma releitura interna na empresa, para que conheçam as possibilidades que o digital pode ter, antes de ir até a agência com o briefing. Ele ressalta que quanto mais rápido o anunciante tiver uma área especializada em digital e redes sociais dentro da empresa, mais fácil será o trabalho quando uma campanha exigir o engajamento dos consumidores.

Para relançar o produto União Light que já existia no mercado, a PeraltaStrawberryFrog decidiu convdari as pessoas a experimentarem o sabor do produto, por meio de vales-doce. Funcionava da seguinte maneira: a marca foi até docerias em São Paulo e levou seu produto para ocupar o lugar do açúcar normal na preparação de doces. Após os consumidores terminarem, uma pessoa perguntavam se elas haviam sentido diferença no gosto. A maioria respondeu que não.

O vídeo com o o experimento foi veiculado na TV aberta e internet. Os usuários eram convidados a ir até a fanpage da União, clicar em "like", e em seguida eram redirecionados para preencher um cadastro e ganhar um voucher com um doce de presente. O resultado foi o crescimento de mais 1000% no número de seguidores, 100% de crescimento de venda do produto e mais de 15 mil amostras entregues. Toda a estratégia online foi amparada por trabalho de relações públicas e material de ponto de venda.

Publicidade

Compartilhe

Veja também