As 4 C?s do novo profissional de marketing
Os clientes estão solicitando cada vez mais soluções integradas, sem separação do que é propaganda, relações públicas ou digital
Os clientes estão solicitando cada vez mais soluções integradas, sem separação do que é propaganda, relações públicas ou digital
Meio & Mensagem
11 de junho de 2015 - 10h36
Por Marcio Cavalieri*
Ser profissional de marketing nos dias de hoje é uma tarefa árdua e desafiadora. Estudo recente da Accenture, mostra que quase 40% dos entrevistados apontaram que não têm os recursos, pessoas e ferramentas adequadas para entregar os resultados que a organização espera deles.
Além da pressão natural que a área tem por muitas vezes ser vista como “centro de custos” e não de investimentos, sabemos que importância deste profissional e da sua área são cada vez mais cruciais para a estratégia e consequentemente sucesso de qualquer organização.
Então você certamente está pensando “você está sendo marqueteiro, não?”, De forma alguma! Quando observamos o cenário da economia e do mercado esta conclusão é bem fácil de se chegar. Na verdade, trata-se de um momento muito estimulante e repleto de oportunidades para quem atua nesta área. Para isso, coloco os holofotes em quatro competências críticas exigidas para um profissional de marketing hoje, em minha visão:
Explorar a riqueza do Big Data
A explosão de dados, fruto do Big Data, trouxe um mundo de oportunidades para quem coleta, analisa e endereça as informações que os consumidores estão deixando em toda parte. A criação de oportunidades de negócios que virão a partir da análise destes bancos será extraordinária, apesar das empresas ainda não terem noção exata dela, uma vez que ainda estamos engatinhando no uso do Big Data em comunicação, pelo potencial que ele tem.
Testar e usar tecnologia de ponta, com processos e pessoas
A tentação de se perder nas inúmeras opções de tecnologia, softwares e gadgets é grande. Hoje, há muitas ferramentas e sistemas para ajudar a fazer a leitura de cenários para uma melhor tomada de decisão, seja em relação às campanhas ou nas formas de potencializar o engajamento do consumidor. O Inbound Marketing, por exemplo, possibilita estratégias bem definidas para cuidar de campanhas, banco de dados e a otimização de vendas, apoiando os negócios com mais eficácia. Use à vontade, mas tenha em mente que sem processos definidos e pessoas treinadas e engajadas, nenhuma tecnologia será realmente eficaz para sua estratégia.
Adotar a web, social media, mobile e outros “bichos” digitais
Muitos canais no meio online ainda são pouco ou quase nada explorados quando o assunto é fazer e fechar negócios. De acordo com o “Mobile Path to Purchase”, um estudo do Google, 93% das pessoas que usam smartphones para procurar serviços ou produtos acabam realizando compras. Deste número, 83% querem fechar o negócio em no máximo um dia. É ou não é uma excelente oportunidade para ações direcionadas que melhorem e muito a conversão?
Ter a postura de solucionar problemas – não importando os rótulos
Os clientes estão solicitando cada vez mais soluções integradas, sem separação do que é propaganda, relações públicas ou digital. Questionam cada vez mais e querem tudo bem amarrado com métricas e ROI. O que vemos é que a sobrevivência e o sucesso das empresas no mundo digital dependerá de sua capacidade de adaptação. Nesse ambiente novo e próspero, o profissional de Marketing que busca resultados com os olhos no cliente, e não no produto, terá sempre seu lugar no mercado.
Marcio Cavalieri é CEO da RMA Comunicação, sócio da Hook Digital e membro do Conselho Diretivo da Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom)
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