Assinar

Caboré 2012: já sabe em quem votar?

Buscar
Publicidade
Comunicação

Caboré 2012: já sabe em quem votar?


9 de novembro de 2012 - 1h00

A votação para o Caboré 2012 segue a todo vapor. O processo foi aberto no dia 29 de outubro no site www.cabore.com.br. Para participar da escolha dos vencedores deste ano, que serão conhecidos em 4 de dezembro, no Credicard Hall, é preciso ser assinante de Meio & Mensagem (com assinatura ativa até 24 de setembro). Para saber mais dos candidatos, o www.meioemensagem.com.br publica os perfis dos indicados nas 13 categorias, elaborados pela redação, até a sexta-feira 16. Acompanhe a primeira parte aqui, com a disputa para Dirigente e Agência do Ano.

wraps
CATEGORIA – Empresário ou Dirigente da Indústria da Comunicação

Alexandre Gama (Neogama/BBH)
A agência que Gama criou em 1999 foi integralmente vendida à rede inglesa BBH em julho passado. A transação foi acompanhada da escolha do publicitário para suceder o mítico John Hegarty no comando criativo global do grupo. Com a novidade, Gama vem dividindo a rotina na sede da agência, em São Paulo, com viagens para as demais unidades da BBH. Ele estava por aqui (mas não na agência) quando a gaiola chegou à sala dele. Enquanto voltava de uma reunião, recebeu o telefonema do sócio Geraldo Rocha Azevedo. “Acho que você vai ganhar um pássaro. Tem uma gaiola na sua mesa”, diz Gama, reproduzindo a ligação do sócio. A agência foi vencedora do Caboré em 2002 e finalista em 2006; e Gama venceu em 2007 na categoria à qual concorre agora. “A indicação coroa esse pacote completo, tanto na pessoa física quanto na jurídica”, afirmou diretamente de Los Angeles, onde visitava uma das operações da BBH. Em sua agenda global, ainda falta visitar as unidades na Ásia (Japão, China e Índia).

José Victor Oliva (Holding Clube)
Há 24 anos, José Victor Oliva levou o conhecimento como empresário de casas noturnas para a primeira agência, o Banco de Eventos — indicado ao Caboré em 1991 e 1997, e vencedor em 2000 e 2006 na categoria Serviços Especializados. A agência deu impulso à criação da Holding Clube, que abarca hoje as empresas Fan Club, Lynx, Cross Networking, Samba, Playbook, The Aubergine Panda e Rio 360 (vencedora do Caboré em 2010 também em Serviços Especializados). “Criamos uma estrutura que deixa nossos clientes confortáveis”, garante Oliva, enumerando alguns dos segmentos de atuação da holding: crowdsourcing, marketing esportivo e ativação digital. Em paralelo à consolidação da holding, o empresário assume papel de articulador do mercado às vésperas dos megaeventos esportivos que se aproximam. “Essa indicação é um reconhecimento do nosso mercado”, avalia, sobre o momento da promoção no País. Esta é a segunda indicação de Oliva nessa categoria — na primeira, em 2008, Dalton Pastore venceu.

Sérgio Amado (Grupo Ogilvy)
À frente do Grupo Ogilvy, ele foi responsável pelo salto da rede nos últimos anos, comandando a criação de agências e a conquista de clientes. Presidente do grupo desde 1997, contribuiu para que a agência-mãe, Ogilvy, saísse, entre 2010 e 2011, do sétimo para o segundo lugar no ranking Agências & Anunciantes, com crescimento de 59%. Na criação, a Ogilvy coleciona também bons resultados: foram 16 Leões no Festival de Cannes 2012. Em paralelo, Amado ajudou a fortalecer o grupo, composto por Ogilvy, Ogilvy One, Etco, Ogilvy Action, Ogilvy Healthworld, Ogilvy PR e David. Ele se envolveu ainda com a criação da Ogilvy & Mather Recife no Porto Digital. E foi o principal articulador na abertura da 9ine, agência do WPP em sociedade com Ronaldo e Marcus Buaiz. Esta é a terceira indicação que Amado recebe na categoria: a primeira foi em 1993, quando estava na Denison; e a segunda em 2001, já presidente da Ogilvy. “Cada gaiola que recebemos é como se fosse a primeira”, comenta Amado.


CATEGORIA – Agência de Comunicação

Africa
Aos dez anos, a agência passa por um momento de maturidade. Seu um time criativo tem colocado trabalhos bem-sucedidos na rua. No primeiro semestre, foi responsável por dois dos comerciais mais vistos no País: “Bebê”, do Itaú, que levou para a TV um fenômeno da internet, e “Vai amarelar”, campanha para a Gillette com ídolos do UFC (um dos vídeos com mais views no YouTube brasileiro). Essas ideias tiveram participação de uma unidade de pesquisa de tendências do planejamento. Além disso, a Africa conquistou as contas da Embraer e da rede de idiomas Wizard. Viu também crescer a participação em clientes que já atendia: dona da conta da Brahma, ela passou a cuidar de Budweiser desde sua chegada ao Brasil, em 2011. O mesmo aconteceu com o UOL, portal do Grupo Folha, dono do já cliente Folha de S.Paulo. E passou ainda a cuidar das ações de merchandising de todas as marcas da P&G. Em 2005, a Africa levou o Caboré, que disputou com a então Giovanni, FCB e a Y&R.

Leo Burnett Tailor Made
O ano consolidou o modelo de trabalho que carrega no nome. A estratégia “tailor made” foi implantada em abril de 2011, quando Paulo Giovanni e cinco sócios se juntaram à Leo Burnett e incluíram o complemento ao nome da agência. A partir daí, chegaram à carteira contas importantes como Iveco, Nova Schin, Secom e Carrefour. Um escritório em Brasília foi aberto em fevereiro para atender a Secom. De quebra, seus profissionais reforçam o atendimento regional à Fiat. “Além das novas contas, crescemos dentro de clientes como P&G e Samsung”, destaca Giovanni. A agência aposta em trabalhos envolvendo Copa e Olimpíada. A área de marketing esportivo foi reforçada e apresentou trabalhos de destaque em 2012, seja no patrocínio ao Corinthians na partida final da Libertadores, seja na ação de doação de sangue pela equipe baiana do Vitória, que tirou a cor vermelha da camisa. A Leo disputou o Caboré outras três vezes (1992, 2004 e 2007), sagrando-se vencedora na última indicação.

Y&R
Três das concorrências que mais aqueceram o mercado brasileiro neste ano tiveram o mesmo desfecho: vitória da Y&R. Cervejaria Petrópolis, Peugeot e Honda Motos entregaram as verbas à agência presidida por Marcos Quintela, seguindo movimento semelhante ao de grandes anunciantes que já figuram na carteira, como Bradesco, Colgate-Palmolive, LG, TAM e Vivo. Com os novos clientes, a previsão de Quintela é que o crescimento da agência este ano deve ser de, no mínimo, 10% (em 2011, a taxa foi de 12%). A Y&R lidera o ranking Agências & Anunciantes, como a que mais investe em compra de mídia. A posição foi assumida em 2003, quando ainda se chamava NewcommBates, antes da fusão com a Y&R, ocorrida em janeiro de 2004. Esta é a segunda indicação ao Caboré desde aquele período (a primeira aconteceu em 2005). Do ponto de vista criativo, a Y&R foi a quarta agência que mais trouxe Leões do Festival de Cannes para o Brasil neste ano, com uma Prata e oito Bronzes. 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • WPP fortalece parceria com a Universal Music Group

    WPP fortalece parceria com a Universal Music Group

    Por meio da união, clientes globais da holding terão acesso a soluções de música e entretenimento, desenvolvidas com base em dados

  • Pesquisa coloca em xeque antagonismo entre awareness e performance

    Pesquisa coloca em xeque antagonismo entre awareness e performance

    Estudo realizado pela Suno United Creators a pedido do SoftBank aponta que campanhas de performance têm potencial para construir marca