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Carta aberta às mulheres criativas

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Comunicação

Carta aberta às mulheres criativas

Jamie Robinson, da Pereira & O?Dell, compartilha seis dicas


24 de outubro de 2013 - 2h44

(*) Do Advertising Age

Ultimamente, têm se falado muito sobre os desafios enfrentados por executivas da publicidade quando se trata sobre as hierarquias das agências. A 3% Conference, construída ao redor da noção sobre a falta de suporte a líderes criativas no mercado, está perto. Naturalmente, comecei a pensar sobre o que significa ser uma mulher no mercado da propaganda, especificamente para aquelas que trabalham no lado criativo. 
O fato de que há discussão na mídia e em eventos sobre este assunto é uma coisa boa; devemos encontrar maneiras de abordar os desafios que as mulheres enfrentam e superá-los. Mas verdade seja dita, o que não ajuda muito é que muitas dessas conversas estão começando a ser negativas o tempo todo. Não é construtivo. Então aqui está o que não vou fazer nesta carta. Não vou reclamar que não há muitas de nós. Não vou falar sobre como você pode criar ideias e contribuir tanto quanto os homens em sua carreira na publicidade. Isso é óbvio.

Ao invés disso, quero dissipar alguns mitos. E compartilhar alguns ensinamentos chave – e positivos – que posso ver claramente agora. Porque acredito que esta é uma época incrível para mulheres fazerem este trabalho maluco. 

1. Como o He-Man, VOCÊ tem a força. Aqui está um segredo. O mundo está desesperado por talentos incríveis na criação. Se você é muito talentosa, muito confiante, e um ser humano decente, as agências estão morrendo para te contratar. Muitas vezes, a conversa sobre a falta de mulheres em altos cargos criativos se torna um espiral de vitimização. Acredito firmemente que precisamos repensar nossa posição nisso. Se você se fizer de vítima, o mundo te verá como uma. Estou te falando isso como alguém que também contrata pessoas. Atualmente, os recrutadores e diretores criativos estão ansiosos por adicionar novas perspectivas ao seu departamento. Mas as pessoas querem contratar criativas confiantes e ambiciosas, que amam o que fazem e sabem que podem resolver qualquer trabalho de várias maneiras. Qual o jeito mais rápido de matar essa confiança? Se jogar em uma festa da lamentação ou sessões de “não é justo”. Então… Saia dessa! O que me leva ao ponto número 2. 

2. Seja sua própria advogada. Lute pelo o que você quiser. Não seja uma idiota. Apenas saiba se você tem as qualidades e lembre-se disso, além de lembrar também os outros de vez em quando. Seja clara quando precisa de algo ou quer um trabalho específico. Nunca conheci um diretor que não amava um criativo que continuava pedindo mais trabalho. Porém, atenção: no começo, isso pode significar que você precisa trabalhar em seus próprios projetos e então se dedicar a outras oportunidades no seu tempo livre. Todo mundo precisa fazer isso em algum momento na carreira. Vale a pena? Tudo depende do quanto você realmente quer isso. Então… 

3. Saiba se você quer trabalhar nesse mercado ou não. Este é um trabalho difícil. Ele requer paixão, trabalho duro, expor seus sentimentos, e ser derrotada. É preciso estamina, fogo e talvez um pouco de ambição não muito saudável. Já vi muitas pessoas (mulheres e homens, mas na maioria mulheres) se matar de trabalhar quando tinham 20 anos, apenas para chegar aos 30 e perceber que nunca gostaram mesmo desse trabalho. Então, eles começam a procurar por outros caminhos criativos para seguir e são muito mais felizes. A vida é muito curta! E este trabalho é muito exigente. Eu amo. Mas você você não, e se tem essa suspeita, siga seu instinto. 

4. Demonstre que você é mente aberta sobre os tipos de projetos que quer trabalhar. Com isso, será mais difícil ficar presa na conta de absorventes ou ser a “mãe” do escritório o tempo todo. Sim, você é uma mulher. Você tem experiências de mulher. Talvez algumas experiências que você não gostaria de ter. Mas isso não significa que você só serve para trabalhar em produtos femininos. Você pode usar todas essas experiências únicas para adicionar um sabor diferente a praticamente todas as marcas. Na verdade, acredito que é divertido criar coisas inesperadas. Você acaba com pensamentos diferentes, o que é uma parte muito divertida do trabalho. Garotas, se seus chefes só estão de dando trabalhos com absorventes e você está infeliz, veja a dica número 3. Entretanto…

5. Sempre que possível, ajude sua agência a melhorar a qualidades das campanhas para mulheres. Com poucas exceções, campanhas para mulheres possuem anúncios chatos, previsíveis e preguiçosos. Estereotipados. Antiquados. Fofos. Ou eles tratam mulheres como máquinas de comprar sem pensamento ou se aproveitam de nossas inseguranças. Fizeram isso por décadas. Já chega. Então se você receber um projeto para uma campanha de amaciante destinada a donas de casa, seu trabalho agora é fazer a campanha de amaciante mais interessante destinada a donas de casa que você pode pensar. E isso significa que você trará insights inteligentes para seus diretores e clientes para que eles não tenham escolha a não ser ir com as melhores ideias. Permita que as mulheres do mundo tenham a satisfação de ver que alguém se importa com elas. Trate-as como seres humanos com mentes completamente funcionais e senso de humor. Sou realista. Isso vai levar um tempo. Mas se cada uma de nós fizer campanhas um pouco mais interessantes a cada vez, os anúncios para mulheres um dia serão permitidos a ter o mesmo cuidado e criatividade que os feitos para os homens têm. 

6. Sim, você pode ter uma família e continuar avançando na sua carreira. É difícil, mas não impossível. Se você realmente ama esse trabalho, você não precisa desistir. É possível ser uma boa criativa e uma boa mãe. Sim, a maioria das suas contribuições para as festinhas da escola virão da padaria. Sim, você precisará de um parceiro/marido que esteja investido na vida de casa assim como você. E você provavelmente não vai dormir muito. Mas pode organizar horários em que você queira e precise estar em casa com sua família, e então encontrar caminhos para trabalhar ao redor disso. Seja valiosa para sua empresa e crie regras para que esteja em casa na hora do jantar/dormir/banho. Haverá exceções – produções e etc – mas você PODE ficar em casa na maioria das noites, se for firme. As primeiras vezes que deixar uma reunião na metade vão doer. Acredite. Mas logo as pessoas vão entender seu ritmo. O truque? Você tem sempre que entregar o trabalho, mesmo que isso signifique ficar acordada até mais tarde do que você teria ficado se tivesse continuado no escritório. Mas é sempre silencioso durante as madrugadas, e você pode tomar uma taça de vinho enquanto trabalha. 

Então, é isso. Este é um momento interessante para vocês, jovens mulheres criativas da propaganda. O chão está se deslocando. Estou confiante de que um dia vocês serão vistas como os homens do mercado. Mas por enquanto – se for talentosa e ambiciosa – você é uma grande demanda para as agências. Tire vantagem dessa oportunidade. Estou ansiosa para te ver brilhar. 

Um abraço,
Jaime Robinson, diretora executiva de criação da Pereira & O’Dell, em São Francisco

(*) Tradução: Aline Rocha 

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