Agência vai processar a entidade alegando que o filme Simplifiquês, publicado na semana passada, copia a ideia de O Explicador, publicado em 2014 em uma campanha da Prefeitura do Rio de Janeiro
A agência Casa Digital, com sede em São Paulo, pretende processar o Sebrae alegando plágio na ideia de um vídeo. Luiz Villar, sócio da agência, explica ao Meio & Mensagem que o filme de dicas Simplifiquês, lançado pela entidade no último dia 5 de abril e criado pela Lew’Lara\TBWA, é uma cópia de O Explicador, case da agência desenvolvido para a Prefeitura do Rio de Janeiro em 2014. O humorista Marcelo Marrom aparece nos dois filmes.
O humorista Marcelo Marrom aparece nos dois vídeos (Crédito: Reprodução)
“Eles copiaram não somente a ideia, mas usaram o mesmo ator. O Explicador foi uma campanha bastante conhecida e que nos rendeu vários prêmios. Fomos agência do ano no Prêmio Lusos, em Lisboa com ela”, diz Villar. “Além disso fui a seis países, convidado pela Bloomberg Foundation, para falar da campanha em painéis sobre inovação.” Villar explica que, nesta segunda-feira, 10, tomou medidas judiciais contra o Sebrae.
Em nota enviada ao Meio & Mensagem, o Sebrae afirma que tanto forma quanto conteúdo dos vídeos são diferentes. “Não se trata de plágio. O formato, que tem por objetivo prestar serviço a empresários, difere da campanha ‘O Explicador’, da Prefeitura do Rio de Janeiro. O Simplifiquês, do Sebrae, traz esquetes que ilustram de forma cômica situações do cotidiano empresarial. O programa mistura diversas referências de abordagem, mas contou com ideias originais dos profissionais envolvidos. Além disso, é apresentado por uma dupla: Marcelo Marrom, como ele mesmo; e Dinho Machado, como Sr. Complica.”, diz a entidade, em nota.
“O Explicador é ancorado por um personagem, interpretado por Marcelo Marrom. A ele, o ator aplicou seus atributos físicos e pessoais”, diz o Sebrae. “Como profissional, emprestei ao projeto meu jeito único de interpretar, meu tom de voz, meu jeito de falar, meu cabelo afro – não tenho outro – e até meus óculos brancos, que já faziam parte da minha assinatura muito antes de qualquer trabalho publicitário”, diz o humorista, esclarecendo que o contrato firmado com a agência Casa Digital expirou em dezembro de 2016.
No vídeo da Prefeitura do Rio de Janeiro, o humorista Marcelo Marrom explica, de forma descontraída, dúvidas relacionadas ao trânsito em uma grande cidade como o Rio. Já o vídeo do Sebrae explica a empreendedores questões relacionadas à fiscalização. A campanha do Sebrae foi concebida em forma de série e será publicada em dez versões.