Comunicação
Colirio, Questtonó e Nau se juntam e formam ecossistema QN.CO
Empresas especializadas em design se unem na busca por resultados mais completos para os clientes
Colirio, Questtonó e Nau se juntam e formam ecossistema QN.CO
BuscarColirio, Questtonó e Nau se juntam e formam ecossistema QN.CO
BuscarEmpresas especializadas em design se unem na busca por resultados mais completos para os clientes
Caio Fulgêncio
2 de outubro de 2023 - 6h00
As empresas de design Colirio, Questtonó e Nau se uniram na criação do ecossistema QN.CO, apresentado ao mercado nesta segunda-feira, 2. A união, em outras palavras, representa um ambiente em que as três marcas, de maneira colaborativa e complementar, interconectam suas competências e peculiaridades a fim de criarem produtos mais completos.
Leo Massarelli, Alexandre Grynberg, Gustavo Rosa Silva, Levi Girardi, Teresa Guarita e Barão di Sarno formam o board do QN.CO (Crédito: Divulgação)
Entre 2018 e 2019, os líderes da Colirio – Alexandre Grynberg e Teresa Grynberg, que, na nova operação, respondem como sócio-diretor de negócios e marketing e como sócia-diretora de branding, respectivamente – planejavam o futuro da empresa. Na época, ambos percebiam que o mercado começava a entender o design – historicamente associado a desenho e estética – de um jeito mais amplo, como uma solução completa.
“Começamos a estudar, dentro e fora do Brasil, quais os modelos com os quais poderíamos abraçar as várias facetas do design. Depois da pandemia, passamos a conversar com outras companhias, incluindo a Questtonó, que também estudava novos formatos de crescimento”, conta Grynberg.
Na prática, diferente de uma holding, o QN.CO é formado por empresas com complementariedade de competências, ou seja, não há concorrência entre elas. Além disso, cada marca continuará com “vida própria”, atendendo os próprios clientes. Estruturalmente, no entanto, a gestão do ecossistema é compartilhada, o que promove ganho de “backoffice” nas partes administrativa, financeira, jurídica e de sistemas.
“Não estamos olhando para uma pilha de empresas juntas para que haja maior faturamento. Temos como princípio a urgência da transformação, que passa pela colaboração. Outra característica é que existe uma lógica organizadora das empresas que formam o QN.CO, a fim de plugar produtos necessários e criar uma conexão sem fricção”, inclui Leo Massarelli, sócio-diretor de inovação.
Massarelli afirma que, diante da relevância da movimentação, a Questtonó – que, desde 2021, colaborava com a consultoria dinamarquesa Manyone – volta a se dedicar inteiramente ao Brasil. “Isso é tão importante para nós que estamos all-in nessa tese, de um ecossistema diverso, plural e guiado pelos princípios do design. Estamos, no primeiro momento, focados 100% no território brasileiro para, depois, internacionalizarmos”, anuncia.
A NAU, terceira marca que forma o QN.CO, atua no mercado como um “venture design studio”. Ou seja, a empresa cria ou investe em startups voltadas para esse ramo. Apesar de serem três, nos próximos meses, há a previsão de o modelo agregar outras empresas especializadas em tecnologia e ESG.
“O que nos uniu foi o inconformismo, porque não aceitamos as coisas como são. De fato, questionamos e tentamos pensar de uma forma diferente. Todos temos o design como essência, tanto na parte de produto quanto na de design gráfico. A base para toda nossa entrega é pensar na estética que tem estratégia, planejamento e profundidade”, acrescenta Teresa.
Além de Teresa, Grynberg e Massarelli, compõem a liderança do QN.CO Gustavo Rosa Silva, sócio-diretor de estratégia; Levi Girardi, sócio-diretor de operações; e Barão di Sarno, sócio-diretor de transformação.
Compartilhe
Veja também
Lek Trek vira herói do Natal em campanha da Sadia
Campanha quer destacar a celebração da união com as tradições brasileiras durante as festas de fim de ano
Banco Inter faz post provocativo após mudança do logo do Itaú
Marca usou as redes sociais para sugerir que novo logo seria parecido com o seu; Itaú responde que reformulação recorreu ao histórico do logo, que usa a cor laranja desde a década de 1970