DM9 Sul: balanço de um ano
Executivos que lideram operação comemoram resultados da atuação regional, focada e independente na região Sul ? que perdeu um dos sócios minoritários
Executivos que lideram operação comemoram resultados da atuação regional, focada e independente na região Sul ? que perdeu um dos sócios minoritários
Meio & Mensagem
6 de dezembro de 2012 - 7h25
Quinze meses atrás, eram 25 funcionários e as contas de um mesmo cliente, a Vulcabrás (dona das marcas Olympikus, Azaleia, Reebok, Opanka e Dijean). Hoje, os 72 funcionários da operação da DM9 em Porto Alegre, a DM9 Sul, trabalham – além das marcas do cliente fundador – para Lojas Pompeia, Iguatemi Porto Alegre, Ecofrotas, Ecobenefícios, Grupo RBS e Brinox. “Vencemos a concorrência de todos esses clientes, atendemos marcas nacionais e veiculamos campanhas fora do Brasil”, avalia Marcio Callage, sócio e CEO da agência.
A agência trouxe de volta ao Brasil – e a Porto Alegre – profissionais ali nascidos. Entre eles, Marco Bezerra, vice-presidente de criação que deixou a Tribo DDB, de Amsterdã, para assumir o atual posto. Outro executivo que comanda a agência é Silvio Calissi (direção geral de mídia e atendimento).
A previsão de faturamento, ao lançar as operações no Rio de Janeiro e em Porto Alegre, era que, juntas, elas representassem entre 15% e 20% do faturamento da marca DM9DDB – previsão que, segundo Alcir Gomes Leite, COO do grupo, se cumpriu. “É fácil entender: se você olhar para a estratégia das agências, verá que, como qualquer outro negócio no planeta, o crescimento é importante para mantê-las em movimento”, define Leite. “Havia um jeito ‘DM9 de ser’ possível de replicar regionalmente, que combina com a necessidade de crescimento – o que, por sua vez, combina com a necessidade de escapar da regra de não-conflito que obriga agências a terem apenas um cliente por segmento.”
Neste primeiro ano de atuação, a DM9 Sul deixou de ter Everson Klein como sócio minoritário e passou a ser um negócio de Callage com o Grupo ABC (este, majoritário). A rede DDB, pertencente ao Omnicom e controladora da DM9DDB com 60% das ações, não tem participação nas operações regionais. A expansão regional pode, nos próximos anos, dar origem a novas unidades. Minas Gerais e a região Nordeste estão na mira do ABC. “Temos algumas coisas em desenvolvimento, mas ainda estamos fazendo estudos e conduzindo conversas”, afirma Leite. “É necessário (para que as operações se concretizem) encontrar esquina entre três avenidas: do talento local, da capacidade do mercado em questão e das marcas disponíveis ali.”
Pano de fundo
A DM9Sul nasceu para atender Olympikus, Azaleia, Dijean e Opanka, que antes estavam na gaúcha DCS. Antes de assumir o comando da agência, Márcio Callage era gerente geral de marketing do grupo Vulcabras Azaleia, cargo que ocupou por sete anos. O shopping Iguatemi Porto Alegre também era cliente da DCS. Callage é filho de Beto Callage, ex-sócio e vice-presidente de criação da DCS (leia notícia sobre sua saída aqui).
Nascido em Porto Alegre em 1978, Márcio Callage se envolveu desde criança no dia a dia da DCS. Formou-se em Publicidade na PUC-RS e trabalhou na agência por oito anos nas áreas de atendimento e criação, especialmente como redator. Estagiou na sede londrina da BBH, fundou a escola de criação gaúcha Perestroika (junto com outros três criativos) e em 2005 assumiu a gerência de marketing da Olympikus, cargo que deixa agora para encarar seu primeiro desafio como dirigente de agência.
Compartilhe
Veja também
Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers
Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público