Comunicação
Burger King muda tatuagens de Big Mac
Experimento da David convenceu apaixonados pelo McDonald´s a transformarem a imagem em um Big King
Experimento da David convenceu apaixonados pelo McDonald´s a transformarem a imagem em um Big King
Felipe Turlao
2 de julho de 2015 - 11h55
Existem pessoas tão apaixonadas pelo Big Mac, do McDonald´s, que elas tatuaram imagens do sanduíche em seu corpo. A agência David conseguiu descobrir cinco personagens desse tipo, inclusive um brasileiro. E mais impressionante: convenceu quatro delas a retocarem a tatuagem e transformá-la na imagem de um Big King, sanduíche de seu cliente Burger King.
A campanha-experimento convidou essas pessoas a provarem o Big King e, posteriormente, mudarem a tatuagem – foram inseridas marcas de grelha na carne dos hambúrgueres.
A ideia era que elas conhecessem um hambúrguer que deixasse uma “marca inesquecível”. A agência garante que não havia nada combinado, tanto que um dos cinco envolvidos não quis mexer na imagem.
A ação digital é internacional, tanto que cada um dos envolvidos tinha uma nacionalidade: Brasil, Taiwan, Estados Unidos, Espanha e Itália. Para realizar a campanha, o grupo embarcou para o Brasil, e se encontraram em um restaurante de São Paulo. Após experimentarem o sanduíche, foram convidados a mudar sua tatuagem. A missão coube a Ami James, ícone mundial e conhecido pelo reality show Miami Ink.
“Deixar velhos hábitos pode, muitas vezes, trazer surpresas muito agradáveis para nossas vidas e isso é o que queremos transmitir nessa. Descobrimos que as pessoas estão cada vez mais abertas a mudanças,” diz Ariel Grunkraut, diretor de Marketing da marca no Brasil.
Além de um filme de três minutos, a ação tem promoções em pontos de venda e ativações em redes sociais.
Confira abaixo o filme de três minutos. Logo depois, uma entrevista com Rodrigo Grau, vice-presidente de criação da David, que criou a ação ao lado de Edgard Gianesi, Diego Barboza, Jean Zamprogno, Bruno Luglio, João Gandara, Fernando Pellizzaro e Ivan Guerra. A produção foi da Crane.TV.
Meio&Mensagem – Como você descreve a tensão de um projeto que, por trabalhar com personagens reais, não tinha como ser "controlado"?
Rodrigo Grau – Este tipo de projeto exige muita coragem do cliente, da agência e produtora. E, de certa maneira, a beleza de "Big King" foi não saber o que poderia acontecer. Trabalhar com pessoas reais traz riscos que outros projetos não trazem. Sabíamos desde o primeiro momento que estaríamos falando com pessoas tão apaixonadas pelo sanduíche de nosso concorrente que o carregam tatuado no corpo, e que enfrentá-los seria nosso maior desafio. Mas, ao mesmo tempo, sabíamos que o Big King iria surpreendê-los, assim como o encontro com o Ami James, do Miami Ink.
M&M – Como foi produzir esse projeto, filmado em tantos países diferentes, com tantas variáveis em questão? Quantas pessoas estiveram envolvidas neste projeto ao todo?
Grau – Esse projeto nos fez, literalmente, dar a volta ao mundo. Conhecemos culturas distintas unidas por uma mesma paixão. E mesmo sendo um projeto grande e ambicioso, o que definimos com a CraneTV e a Vandalo foi trabalhar com uma equipe reduzido, como se estivéssemos filmando um documentário (o que estávamos fazendo, de certa maneira). Isso nos assegurava um clima intimista e a possibilidade de abordar melhor as pessoas, de conhecê-las mais a fundo.
M&M – Qual o desafio de criar uma campanha que cita o principal concorrente sem poder citá-lo diretamente?
Grau – Esta campanha fala sobre a paixão das pessoas por um determinado sanduíche e como essa paixão pode mudar. O desafio era ser muito democrático naquilo que dizíamos e fazíamos. Tanto fizemos assim que uma das pessoas decidiu não se tatuar mesmo tendo gostado bastante do Big King. E a cena está lá, tendo um papel importante dentro do comercial. Era importante que tudo fosse real e que fôssemos honestos com o consumidor. O fato de um dos participantes não aceitar participar não foi encarado como uma fraqueza, mas como uma parte do processo que deveria ser mostrada.
Compartilhe
Veja também
Zé Delivery amplia rivalidade entre torcedores cariocas
Campanha conta com Petkovic, Donizete, Fred e Jefferson, e promete cashback para os sócios-torcedores
Outback quer transformar golpes em brindes reais para o público
Rede de restaurantes oferecerá Bloomin’ Onion, Havana Thunder ou Cinnamon Oblivion gratuitamente na compra de 1 aperitivo ou prato principal