Como os bancos aproveitam a Black Friday?
Uma das principais datas para o varejo é também uma oportunidade para instituições financeiras abordarem temas como meios de pagamento e segurança

Bancos investem em conversa com os clientes durante a Black Friday (Crédito: Roman-Samborskyi-RanilsonArruda /Shutterstock)
A Black Friday é, já há alguns anos, uma das principais datas para o varejo no mundo, sendo a ocasião em que diversas marcas aproveitam para promover descontos e estreitar o relacionamento com sua base de clientes, bem como atrair novos públicos.
Neste ano, dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), publicados pela Agência Brasil, apontam que o comércio deve receber um volume recorde de investimento, chegando a R$ 5,4 bilhões com a data, o que representa um crescimento em 2,4% em comparação à 2024.
Esse comportamento também se reflete nas intenções de compra, tendo em vista que, segundo uma pesquisa realizada pelo Google, feita com 2 mil brasileiros, 40% dos entrevistados pretendem gastar nesta Black Friday do que no ano passado.
Por isso, essa data também é importante para as instituições financeiras que, além de ter sua área de e-commerce, ainda podem falar de assuntos relacionados a pagamentos e colaborações.
Conversas com o cliente
Apesar da grande expressão da data, a Black Friday também é um momento em que os fraudadores aproveitam para aplicar golpes nos consumidores, por meio de links ou contatos falsos.
Por isso, para o Bradesco, essa é uma ocasião para fazer um trabalho de conscientização de cibersegurança proativa por meio de alertas de segurança e simplificação do uso de ferramentas para compras seguras.
Exemplo disso, é a campanha do perfume fictício “Syllada”, estrela pela Bella Campos, que trouxe o tema de uma forma leve e didática, alertando os clientes sobre as “ciladas” mais comuns e incentivando o uso de ferramentas como o cartão virtual.
Além disso, para José Mauricio Lilla, head de comunicação do Bradesco, essa é uma ocasião para o fortalecimento do vínculo cliente-marca. O executivo explica que a marca busca trabalhar uma comunicação dirigida, baseada em relevância, conveniência e curadoria.
“Também reforçamos nossa atuação em educação financeira, trazendo orientações sobre orçamento, planejamento e consumo consciente, especialmente relevantes em um período tradicionalmente voltado ao estímulo de compra”, diz.
Parcerias e formatos
Outro aspecto importante no período diz respeito a forma como os clientes vão realizar o pagamento de suas compras. De acordo com a RZK Insights, em um levantamento que ouviu 16 mil pessoas para mapear as principais tendências do consumo urbano neste ano, o meio de pagamento preferido entre os consumidores é o Pix à vista (24%), que, pela primeira vez, ultrapassa o cartão de crédito (16%).
O levantamento também revela que a conexão entre a data e as festas de fim de ano se estreitou: cerca de 68% dos entrevistados afirmam usar a data para antecipar compras de Natal. Oito em cada dez brasileiros planejam comprar produtos para uso próprio, enquanto 19% pensam em presentear.
Por isso, o Santander aborda a flexibilidade e diversidade de pagamentos em sua estratégia. Por meio da campanha “Tamo Junto”, criada para ampliar o poder de compra dos clientes nesse período, a instituição financeira reforça o uso dos cartões Santander ao oferecer benefícios exclusivos em parceiros como iFood, Decolar e TikTok Shop.
As ofertas também serão direcionadas ao Santander Shopping, que incluiu parcelamento em até 21 vezes sem juros em categorias como eletrônicos, eletrodomésticos, viagens e smartphones.
Além disso, o banco reforça a possibilidade de pagar utilizando o Pix no Cartão, solução que permite aproveitar preços à vista via Pix, mas com a facilidade de parcelar em até 12 vezes na fatura.
“A campanha reforça o papel do cartão Santander como facilitador do dia a dia, trazendo benefícios concretos, seja para quem quer pedir comida em casa, viajar, comprar eletrônicos ou aproveitar ofertas online”, diz Gustavo Santos, diretor de Cartões do Santander.
Ainda no quesito de parcerias, o iFood e o Nubank se uniram para oferecer descontos aos clientes. Para aproveitar, basta realizar pagamentos pela plataforma com o cartão de crédito Nubank ou pelo NuPay poderão aproveitar vantagens nas categorias de restaurantes, mercado e farmácia.
A ação acompanha o período da Black Friday, oferecendo, durante a semana de ofertas, R$ 20 de desconto em compras acima de R$ 60 na categoria de restaurantes. Cada usuário pode utilizar um cupom por categoria.
E-commerce também faz parte dos planos na Black Friday
Já há algum tempo, os bancos passaram a investir em e-commerces próprios em seus superapps, o que torna esse tipo de varejo também importante para o segmento durante a Black Friday.
O Itaú, por exemplo, apresenta a Itaú Week, que oferece aos clientes ofertas e benefícios como descontos de até 70% disponíveis na plataforma do banco, ou parcelamento em até 21 vezes sem juros e frete grátis em marcas parceiras selecionadas.
Outras vantagens para ampliar a conexão com os clientes envolvem cartões, seguros, consórcios, investimentos e tag de pedágio, além da plataforma de assinaturas Combinaqui, que disponibiliza 3 meses de Globoplay Premium sem custo adicional.
“A Itaú Week é mais do que uma campanha promocional, é uma oportunidade de conectar o cliente ao nosso ecossistema, com benefícios reais em diferentes momentos da sua jornada financeira e de consumo”, afirmou Michele Vita, diretor no Itaú Unibanco, em comunicado à imprensa.


