Festival de documentários MegaCities Short Docs chega ao Brasil
Festival nascido em Paris estimula a produção de obras voltadas à temática sustentável e seus impactos para a sociedade
Festival de documentários MegaCities Short Docs chega ao Brasil
BuscarFestival de documentários MegaCities Short Docs chega ao Brasil
BuscarFestival nascido em Paris estimula a produção de obras voltadas à temática sustentável e seus impactos para a sociedade
Carolina Huertas
18 de agosto de 2022 - 12h41
O MegaCities Short Docs, festival de documentários sobre questões sustentáveis, chega ao Brasil em uma parceria do Portal São Paulo São com a ONG Métropole du Grand Paris. Com inscrições até 15 de outubro, o concurso é aberto para todos que queiram produzir um curta-metragem de até 4 minutos, destacando uma iniciativa local que busca solucionar um desafio urbano, ligado à questão econômica, social ou ambiental, vinculado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Os filmes devem registrar soluções criadas por e para os habitantes, incluindo associações, empresas e poder público, e precisam ter legendas em inglês, além de serem, obrigatoriamente, realizados em cidades de mais de um milhão de habitantes. Em outras edições, dois brasileiros foram premiados: Rafael Machado (“O Plantador”, 2017) e Felipe Moraes (“Debaixo da Ponte”, 2019).
“Os anunciantes e as empresas cada vez mais vão ter que se preocupar com as questões ESG e naturalmente isso terá que se refletir na comunicação. É interessante que o criativo, o criador, o produtor, o realizador começa já prestar atenção nos movimentos que acontecem e são transformadores e inovadores na cidade. Estamos falando de novas formas de mobilidade, lazer, saúde. Como é que isso se traduz em comunicação? Isso tem que ser descoberto, esse é um bom exercício para o mercado”, diz Maurício Machado, criador do Portal São Paulo São.
Premiação
O MegaCities Short Docs premiará os ganhadores da 8ª edição em Paris, com um júri de diretores da França e de outros países. Além de ser presidido pela jornalista e documentarista francesa Marie Drucker no Brasil, o júri do São Paulo São será integrado por especialistas e convidados ligados ao tema.
Junto com os prêmios que acumulam aproximadamente € 11.500 no total, os vencedores também receberão uma passagem aérea de ida e volta entre a sua cidade e Paris para participar da cerimônia do festival, no dia 8 de dezembro. A organização selecionará também os 15 documentários mais inspiradores para serem exibidos durante a cerimônia final em Paris e em outras cidades do mundo.
Os prêmios são concedidos nas categorias Melhor Curta Documentário, Melhor Curta Estudante, Crise Climática Urbana, A Cidade em 15 minutos, Melhor Iniciativa Urbana. Além da divisão Prêmio – São Paulo São + Apoiador:
Melhor Curta Documentário, Melhor Curta Estudante (4 e 15 minutos) e Proximidade Feliz – Cidade de 15 minutos (4 e 15 minutos).
Como exceção, as categorias “Cidade de 15 Minutos” e “Crise Climática Urbana” estão abertas aos realizadores em todas as cidades, independentemente do seu tamanho, e podem contar até 15 minutos.
Compartilhe
Veja também
Fabricante do Ozempic, Novo Nordisk faz campanha sobre obesidade
Farmacêutica escolhe a iD\TBWA para ação que envolve peças de out-of-home, mídias digitais e mensagens na TV paga
Papel & Caneta lista os 30 agentes de mudança do mercado em 2024
O coletivo também divulga 25 iniciativas, três a mais que a última edição, que transformaram a indústria da comunicação em 2024