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Grupo ABC adquire a rede Morya

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Comunicação

Grupo ABC adquire a rede Morya

Agência que tem 55 anos está presente em dez estados brasileiros. Objetivo do grupo é aumentar sua capilaridade


9 de novembro de 2011 - 10h33

O Grupo ABC anunciou nesta quarta-feira, 9, a aquisição de uma parcela majoritária da rede Morya, presente em dez estados entre operações próprias e acordos operacionais. Os sócios atuais Cláudio Carvalho, Fernando Carvalho (que é também fundador) e Gustavo Queiroz continuarão a frente da operação e com uma fatia de 49% das ações da rede. Nizan Guanaes, que conduziu o anúncio oficial, afirma que o objetivo do Grupo ABC é aumentar a presença e a capilaridade do grupo nos mercados regionais. “O Nordeste tem hoje os maiores índices de crescimento do País. Este é passo é o mais consistente dentro dos mercados regionais”, disse o chairman do ABC, sempre comparando a importância do Nordeste às do Brasil e da China no contexto global.

Guga Valente, CEO do ABC, destacou a importância estratégica do movimento. Segundo ele, o modelo de expansão do ABC aposta no profundo conhecimento de seus sócios na realidade de cada mercado. "É difícil saber aqui dos Jardins, em São Paulo, que os estados da Bahia e de Pernambuco têm características completamente distintas. Esse acordo nos dá a oportunidade de agregar esse conhecimento e os valores da Morya ao nosso grupo”, afirma Guga, destacando que o ABC deve fechar 2011 com faturamento de R$ 760 milhões, 20¨% acima do ano passado.

A aproximação do ABC com a Morya começou no final do ano passado com o acordo operacional no mercado do Sul para o atendimento à bandeira Big, do grupo Walmart. “Vimos que a tabelinha funcionava bem e resolvemos consolidar a parceria”, disse Guanaes. Com o capital e o apoio em gestão da holding, a Morya terá entre suas missões estratégicas dar sequência à sua própria expansão nos mercados regionais. Além da matriz em Salvador e das filiais próprias em São Paulo, Porto Alegre, Recife e João Pessoa; a Morya tem acordos operacionais em Manaus com a Oana; Maceió (Chama); em Fortaleza (SG); Goiânia (AMP); e Natal (Dois A).

A Morya tem hoje 152 funcionários próprios, cifra que sobe para 330 se forem considerados todos os colaboradores. Os principais clientes são Walmart (bandeiras Bompreço, Todo Dia e Big), Kendall, Vita Raça, Coelba, Salvador Shopping, Salvador Norte Shopping, Andrade Mendonça, Construtora JHSF, Cyrella/Andrade Mendonça, Oas/Gafisa, Via Celere, Queiroz Galvão, Sartre/COC, entre outros. Fundada em Salvador em 1956, por Otávio e Fernando Carvalho, a agência nasceu como Publivendas.

O nome Morya, inspirado num sábio indiano, surgiu apenas em 2004 num momento de reposicionamento da agência visando maior presença nacional. Cláudio Carvalho afirma que a Morya sempre foi assediada por grandes agências. "Nunca nos havia sido proposto um modelo em que pudessemos preservar nossa independência. Continuamos, porém, como a mais antiga agência de capital nacional em atividade", disse o executivo.

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