Grupo Consultores estuda setor de RP
Primeira pesquisa sobre relações públicas indica investimentos baixos, mas tendência de crescimento
O Grupo Consultores, já conhecido do mercado pelas pesquisas que faz sobre as agências de publicidade e digitais, acaba de encerrar seu primeiro estudo sobre o setor de relações públicas. Foram ouvidos 142 executivos de grandes anunciantes que contratam agências externas e nove que preferem cuidar da disciplina internamente. A parceira de relações públicas ideal é definida pelo conhecimento e experiência com o cliente (56%), relação próxima e atenciosa (38%), boa relação com a mídia (35%) e postura de parceira estratégico (28%). Os principais desafios do setor são o conhecimento do mundo digital e a necessidade de se adaptar constantemente aos novos tempos e à realidade do cliente.
Outra curiosidade apontada pela pesquisa do Grupo Consultores é a relação entre vendas e investimentos em relações públicas pelos anunciantes ouvidos. Na média, a cada R$100,00 vendidos apenas R$0,03 foram investidos em comunicação corporativa e relações públicas em 2013. A boa notícia para as agências é que a expectativa é de aumento de investimento: 41% dos entrevistados pretendem incrementar verbas para o setor em 2014. Do total de empresas ouvidas, 77% se declaram felizes com as parceiras atuais, 11% estão insatisfeitos e 11,5% pré-dispostos a mudar. A taxa de conversão entre a abordagem inicial de prospecção da agência e a aceitação por parte do cliente é de 50%, o que demonstra abertura dos anunciantes a conhecer novas possibilidades. Em média, em 2013, cada executivo de anunciante ouvido foi abordado por cinco agências diferentes e aceitou receber entre duas e três para uma apresentação de credenciais.