Grupo Consultores estuda setor de RP
Primeira pesquisa sobre relações públicas indica investimentos baixos, mas tendência de crescimento
Primeira pesquisa sobre relações públicas indica investimentos baixos, mas tendência de crescimento
Alexandre Zaghi Lemos
24 de abril de 2014 - 9h00
O Grupo Consultores, já conhecido do mercado pelas pesquisas que faz sobre as agências de publicidade e digitais, acaba de encerrar seu primeiro estudo sobre o setor de relações públicas. Foram ouvidos 142 executivos de grandes anunciantes que contratam agências externas e nove que preferem cuidar da disciplina internamente. A parceira de relações públicas ideal é definida pelo conhecimento e experiência com o cliente (56%), relação próxima e atenciosa (38%), boa relação com a mídia (35%) e postura de parceira estratégico (28%). Os principais desafios do setor são o conhecimento do mundo digital e a necessidade de se adaptar constantemente aos novos tempos e à realidade do cliente.
Outra curiosidade apontada pela pesquisa do Grupo Consultores é a relação entre vendas e investimentos em relações públicas pelos anunciantes ouvidos. Na média, a cada R$100,00 vendidos apenas R$0,03 foram investidos em comunicação corporativa e relações públicas em 2013. A boa notícia para as agências é que a expectativa é de aumento de investimento: 41% dos entrevistados pretendem incrementar verbas para o setor em 2014. Do total de empresas ouvidas, 77% se declaram felizes com as parceiras atuais, 11% estão insatisfeitos e 11,5% pré-dispostos a mudar. A taxa de conversão entre a abordagem inicial de prospecção da agência e a aceitação por parte do cliente é de 50%, o que demonstra abertura dos anunciantes a conhecer novas possibilidades. Em média, em 2013, cada executivo de anunciante ouvido foi abordado por cinco agências diferentes e aceitou receber entre duas e três para uma apresentação de credenciais.
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Outra curiosidade apontada pela pesquisa do Grupo Consultores é a relação entre vendas e investimentos em relações públicas pelos anunciantes ouvidos. Na média, a cada R$100,00 vendidos apenas R$0,03 foram investidos em comunicação corporativa e relações públicas em 2013. A boa notícia para as agências é que a expectativa é de aumento de investimento: 41% dos entrevistados pretendem incrementar verbas para o setor em 2014. Do total de empresas ouvidas, 77% se declaram felizes com as parceiras atuais, 11% estão insatisfeitos e 11,5% pré-dispostos a mudar. A taxa de conversão entre a abordagem inicial de prospecção da agência e a aceitação por parte do cliente é de 50%, o que demonstra abertura dos anunciantes a conhecer novas possibilidades. Em média, em 2013, cada executivo de anunciante ouvido foi abordado por cinco agências diferentes e aceitou receber entre duas e três para uma apresentação de credenciais.
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