Guaraná Antarctica cria “startup” de memes
Campanha explora a linguagem da web e desenvolve competição de criatividade entre os consumidores
Campanha explora a linguagem da web e desenvolve competição de criatividade entre os consumidores
Renato Rogenski
30 de julho de 2019 - 15h01
Nos últimos anos, o meme não apenas virou praticamente o símbolo mais caricato da comunicação entre pessoas na web, como também uma espécie de mania dos brasileiros. Com o tom mais próximo do humor, algumas marcas tentar inserir a linguagem em suas campanhas para entrar na conversa do público. O exemplo mais recente é o de Guaraná Antactica. A marca acaba de lançar o que está chamando de “Memearia”, uma “startup” virtual que vai dar R$ 20 mil para o campeão de uma competição de memes. Na campanha, desenvolvida pela AlmapBBDO, alguns personagens foram criados para orientar o briefing com os participantes, como a anta superdotada (fundadora da Memearia), o lobo guará (marqueteiro sênior) e o tatu boleto (tesoureiro chefe).
O Guaraná Antactica também contratou para a campanha os influenciadores digitais e creators Luscas, Cleytu, Babi e Rodpocket. Cada um deles estará à frente de um time, como uma espécie de treinador dos participantes. Além do prêmio de R$ 20 mil para o campeão, o vice vai levar R$ 10 mil e o terceiro e quarto colocados ficarão com R$ 5 mil cada. “Desde o início do ano, com o novo posicionamento Coisa Nossa, queremos valorizar tudo aquilo que só o brasileiro entende, uma piada interna para 200 milhões de pessoas, e acreditamos que os memes traduzem exatamente isso. Com a competição, nós queremos premiar o talento e a criatividade nacional, além de nos divertir com as criações dos participantes”, afirma Mariana Dedivitis, gerente de marketing digital de Guaraná Antarctica.
Abaixo os vídeos da campanha:
https://www.youtube.com/watch?v=KnG5DmtTCck&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=csMb3U5Ra8Y&feature=youtu.be
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