Ibope: as agências que mais crescem
Ranking de compra de mídia aponta desempenhos positivos de My Propaganda (house da Hypermarcas), Z+, Artplan e David; e quedas no faturamento de WMcCann, Y&R e MullenLowe
Ranking de compra de mídia aponta desempenhos positivos de My Propaganda (house da Hypermarcas), Z+, Artplan e David; e quedas no faturamento de WMcCann, Y&R e MullenLowe
Alexandre Zaghi Lemos
14 de fevereiro de 2018 - 9h22
Considerando as 40 maiores agências compradoras de mídia do Brasil, listadas no ranking da Kantar Ibope Media, que divulgou na semana passada os números consolidados de 2017, metade teve desempenho financeiro melhor que o registrado em 2016 — e a outra metade apresentou valor menor que o do ano anterior.
Apesar da queda de 34%, a Y&R mantém a liderança pelo 15º ano consecutivo, mas agora com números bem mais próximos da segunda e da terceira colocadas — a Y&R já havia diminuído em 15% sua compra de mídia em 2016. A My Propaganda, house da Hypermarcas, saltou da décima para a segunda posição em 2017, e a Publicis Brasil subiu da quinta para a terceira colocação.
Considerando as 30 maiores do ano passado, os melhores desempenhos foram os de My, com alta de 64%; Z+, que cresceu 60%; e Artplan, com alta de 43% na compra de mídia (incluídos aí os valores de investimento da Ricardo Eletro, administrados pela Pullse, do Grupo Artplan).As que mais caíram foram WMcCann (-40%), Y&R (-34%) e MullenLowe (-33%). E analisando todo o ranking das 50 maiores, o maior crescimento foi da David, que aparece na 34a posição e avançou 77%.
O fato de a metodologia do ranking levar em conta as tabelas que os veículos dizem cobrar distorce os valores absolutos, já que há casos em que as negociações com agências e anunciantes baixam os preços em até 90% — mesmo assim, a pesquisa não deixa de ser uma referência para o mercado.
Ranking de desempenho | ||
Posição | Agência | Variação (17-16) |
1ª | Y&R | -34% |
2ª | My Propaganda | 64% |
3ª | Publicis Brasil | 9% |
4ª | Africa | -3% |
5ª | Talent Marcel | 8% |
6ª | Ogilvy & Mather | -18% |
7ª | AlmapBBDO | -31% |
8ª | Leo Burnett Tailor Made | -15% |
9ª | Z+ | 60% |
10ª | WMcCann | -40% |
11ª | Artplan | 43% |
12ª | DPZ&T | 9% |
13ª | Escala | 15% |
14ª | FCB Brasil | 8% |
15ª | Havas Worldwide* | -33% |
16ª | JWT | -20% |
17ª | Lew’Lara\TBWA | -24% |
18ª | DM9DDB | 24% |
19ª | We | 19% |
20ª | Rino.com | 20% |
21ª | F/Nazca S&S | -18% |
22ª | Grey | 29% |
23ª | Propeg | -27% |
24ª | Multi Solution | 8% |
25ª | Alternativa | ** |
26ª | MullenLowe | -33% |
27ª | BETC* | ** |
28ª | NBS | -30% |
29ª | Heads | 2% |
30ª | E Mídia | 2% |
31ª | Neogama | 8% |
32ª | Fullpack | -2% |
33ª | Tribal | -47% |
34ª | David | 78% |
35ª | REF+ | 27% |
36ª | Mestiça | ** |
37ª | Wieden + Kennedy | -12% |
38ª | Nova/SB | 5% |
39ª | Fischer | -11% |
40ª | Gotcha | ** |
41ª | Moma | -7% |
42ª | Master | -21% |
43ª | Panda | 12% |
44ª | Raí | ** |
45ª | 3A Worldwide | -9% |
46ª | Ampla | ** |
47ª | OpusMultipla | ** |
48ª | Jota Com | ** |
49ª | Dentsu | -16% |
50ª | Fbiz | ** |
*Havas e BETC se fundiram em 2017
**Agências não incluídas no Top 50 de 2016
Compartilhe
Veja também
Omnicom está perto de comprar Interpublic, diz Wall Street Journal
Negociação, que ainda pode ser anunciada esta semana, formaria a maior holding de publicidade e comunicação do mundo
Lançada na CCXP, campanha da Hasbro traz desfecho de “Caverna do Dragão”
Com roteiro do Jovem Nerd e animação do estúdio Os Bonequinhos em stop motion, a campanha foi criada pela Ogilvy em parceria com a Hasbro