Assinar

Lelek Lek e Mercedes-Benz combinam?

Buscar
Publicidade

Comunicação

Lelek Lek e Mercedes-Benz combinam?

Criativo da Adbat/Tesla explica comercial que viralizou e dividiu opiniões


4 de abril de 2013 - 12h29

Com mais de 100 mil visualizações em menos de 24 horas, um novo comercial da Mercedes-Benz criado pela AdBat/Tesla está dividindo rigorosamente ao meio as opiniões das pessoas, a começar pela relação entre "likes" e "dislikes" no próprio Youtube.

A peça mostra imagens do novo Classe A fazendo manobras em um cenário futurista, com muitos efeitos de edição de imagem. A ideia é mostrar a segurança do veículo, já que é possível girar o volante de um lado para o outro em pista molhada sem grandes riscos, graças aos sistemas Steer Control e Adaptive Brake.

Até aí, tudo bem. O choque ocorre por causa da trilha escolhida: nada menos que o hit do funk "Passinho do Volante", conhecido nacionalmente pelo refrão “Ah, lelek, lek, lek, lek”.

O sucesso de MC Federado e os Leleks tem trechos como “Girando, girando, girando para o lado. Girando, girando, girando pro outro” que, teoricamente, combinam com a mensagem. Além disso, o carro, assim como os passistas na dança, não sai do chão nas manobras.

“O briefing era desafiador. Um lançamento importante, com um orçamento que, por ser digital, nunca costuma ser grande e com a missão de atingir o maior número de pessoas possível”, explica o diretor de criação Bruno D´Angelo, que divide a criação com Elisa Gorgatti (ex-Id). Para ele, a campanha tem muito a ver com um novo momento histórico do Brasil, em que as classes sociais e suas culturas estão se misturando mais.

Mas a peça está longe de ser unanimidade. Há até o caso de um usuário do Youtube que postou um novo vídeo que usa exatamente as mesmas imagens (que são da própria Mercedes e foram adaptadas ao Brasil pela agência), só que com outra música. (veja aqui).

“Já esperávamos opiniões positivas e negativas. O filme é sobre contrastes. Ele traz uma mensagem muito maior do que a classe social ou gosto musical de cada um. Atletas importantes como Neymar, Anderson Silva e Robinho dançam isso quando conquistam algo. Por isso, é um filme sobre vitória, que mostra como o carro é incrível”, explica D´Angelo.

Funk nas madrugadas
A história por trás da campanha: a ideia começou a nascer quando a AdBat/Tesla foi invadida pelo hit “Lelek Lek Lek”, na ocasião em que um de seus diretores de arte, o carioca Elvis Benício, voltou do carnaval do Rio de Janeiro trazendo a novidade musical. “Participamos de uma concorrência que nos consumiu várias madrugadas. Nessas horas, o Lelek Lek Lek virou o nosso grito de guerra para seguir adiante”, relembra D´Angelo.

Na hora da verdade, de apresentar o comercial à Mercedes-Benz, o tom foi, claro, mais racional. E a aprovação veio. “A Mercedes-Benz tem uma grande conexão com o que acontece no mundo. E eles têm ousadia e confiança no produto que estão lançando”, afirma.

A linha de carros mais "populares" da Mercedes-Benz, que contempla modelos como Classe A e CLA, tem um histórico de comunicação mais ousada. Confira um comercial do Super Bowl e aqui uma peça animada para o Japão.

D´Angelo, que diz ter um gosto musical eclético e ter aprendido a admirar o funk, foi sócio fundador da Galápagos, agência absorvida pela AdBat, de Adilson Batista. Antes disso, havia sido diretor de conteúdo da Abril e responsável pelos títulos automobilísticos, algo que o ajudou a criar esta campanha.

Confira abaixo o filme e, em seguida, o clipe da música:
 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Com AKQA Bloom, Plant Based Foods Association mobiliza empresas do setor

    Com AKQA Bloom, Plant Based Foods Association mobiliza empresas do setor

    No projeto de estreia para entidade, agência dos brasileiros Zampa e Zaro desmistifica conceitos sobre alimentos à base de plantas

  • Accenture e Nvidia criam grupo de negócios para escalar soluções de IA

    Accenture e Nvidia criam grupo de negócios para escalar soluções de IA

    Frente de negócios se baseia em estrutura que ajuda clientes a ampliarem soluções em inteligência artificial autônoma