Comunicação
Lelek Lek e Mercedes-Benz combinam?
Criativo da Adbat/Tesla explica comercial que viralizou e dividiu opiniões
Criativo da Adbat/Tesla explica comercial que viralizou e dividiu opiniões
Felipe Turlao
4 de abril de 2013 - 12h29
Com mais de 100 mil visualizações em menos de 24 horas, um novo comercial da Mercedes-Benz criado pela AdBat/Tesla está dividindo rigorosamente ao meio as opiniões das pessoas, a começar pela relação entre "likes" e "dislikes" no próprio Youtube.
A peça mostra imagens do novo Classe A fazendo manobras em um cenário futurista, com muitos efeitos de edição de imagem. A ideia é mostrar a segurança do veículo, já que é possível girar o volante de um lado para o outro em pista molhada sem grandes riscos, graças aos sistemas Steer Control e Adaptive Brake.
Até aí, tudo bem. O choque ocorre por causa da trilha escolhida: nada menos que o hit do funk "Passinho do Volante", conhecido nacionalmente pelo refrão “Ah, lelek, lek, lek, lek”.
O sucesso de MC Federado e os Leleks tem trechos como “Girando, girando, girando para o lado. Girando, girando, girando pro outro” que, teoricamente, combinam com a mensagem. Além disso, o carro, assim como os passistas na dança, não sai do chão nas manobras.
“O briefing era desafiador. Um lançamento importante, com um orçamento que, por ser digital, nunca costuma ser grande e com a missão de atingir o maior número de pessoas possível”, explica o diretor de criação Bruno D´Angelo, que divide a criação com Elisa Gorgatti (ex-Id). Para ele, a campanha tem muito a ver com um novo momento histórico do Brasil, em que as classes sociais e suas culturas estão se misturando mais.
Mas a peça está longe de ser unanimidade. Há até o caso de um usuário do Youtube que postou um novo vídeo que usa exatamente as mesmas imagens (que são da própria Mercedes e foram adaptadas ao Brasil pela agência), só que com outra música. (veja aqui).
“Já esperávamos opiniões positivas e negativas. O filme é sobre contrastes. Ele traz uma mensagem muito maior do que a classe social ou gosto musical de cada um. Atletas importantes como Neymar, Anderson Silva e Robinho dançam isso quando conquistam algo. Por isso, é um filme sobre vitória, que mostra como o carro é incrível”, explica D´Angelo.
Funk nas madrugadas
A história por trás da campanha: a ideia começou a nascer quando a AdBat/Tesla foi invadida pelo hit “Lelek Lek Lek”, na ocasião em que um de seus diretores de arte, o carioca Elvis Benício, voltou do carnaval do Rio de Janeiro trazendo a novidade musical. “Participamos de uma concorrência que nos consumiu várias madrugadas. Nessas horas, o Lelek Lek Lek virou o nosso grito de guerra para seguir adiante”, relembra D´Angelo.
Na hora da verdade, de apresentar o comercial à Mercedes-Benz, o tom foi, claro, mais racional. E a aprovação veio. “A Mercedes-Benz tem uma grande conexão com o que acontece no mundo. E eles têm ousadia e confiança no produto que estão lançando”, afirma.
A linha de carros mais "populares" da Mercedes-Benz, que contempla modelos como Classe A e CLA, tem um histórico de comunicação mais ousada. Confira um comercial do Super Bowl e aqui uma peça animada para o Japão.
D´Angelo, que diz ter um gosto musical eclético e ter aprendido a admirar o funk, foi sócio fundador da Galápagos, agência absorvida pela AdBat, de Adilson Batista. Antes disso, havia sido diretor de conteúdo da Abril e responsável pelos títulos automobilísticos, algo que o ajudou a criar esta campanha.
Confira abaixo o filme e, em seguida, o clipe da música:
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